Google adia negociação de direitos autorais com escritores chineses

Google adia negociação de direitos autorais com escritores chineses

Atualizado em 12/01/2010 às 12:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O Google informou nesta terça-feira (12) o adiamento das negociações com escritores chineses que acusaram a multinacional de publicar seus livros sem o pagamento de direitos autorais. O acerto deveria ocorrer nesta tarde, mas foi adiado após contato do negociador do Google Book na China com o subeditor da Sociedade de Direitos de Reprodução de Livros local, Zhang Hongbo.

"Foi amável, mas não explicou a razão exata, e estamos em contato para fixar a data de reatamento das negociações", afirmou Zhang ao jornal oficial chinês.

Segundo informou a agência EFE, o Google Book - que disponibiliza parte dos livros na web -foi acusada de escanear 18 mil obras de 570 escritores chineses sem consulta previa e pagamento de direitos autorais. Há uma semana a empresa de buscas enviou uma carta aos escritores, pedindo desculpas e se comprometendo a não publicar novos livros até que sejam concluídas as negociações entre as partes.

A China é o país com mais usuários de internet no mundo, em torno de 338 milhões, apesar da censura e restrições impostas pelo governo.

Leia Mais

-