Google acusa China de bloquear funções do Gmail no país

Google acusa China de bloquear funções do Gmail no país

Atualizado em 21/03/2011 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

O Google acusou o governo chinês de bloquear o seu programa de emails, o Gmail nesta segunda-feira (21), informa o site do jornal The Guardian. O gigante de pesquisas tem recebido reclamações de usuários chineses, que não conseguem enviar mensagens ou acessar a lista de contatos, porém não identificou nenhum problema por parte do sistema da empresa.
Segundo o jornal inglês, o Google acredita que os problemas venham de interferências por parte do governo chinês, que devido a uma vulnerabilidade da ferramenta Internet Explorer, conseguiu "hackear" o Gmail, e bloquear funções. O Google afirma também que o governo chinês têm promovido interferências com intenções políticas em contas de jornalistas estrangeiros e ativistas.
"Não há qualquer problema da nossa parte, temos verificado isso amplamente. Trata-se de um bloqueio do governo cuidadosamente concebido para que pareça um problema do Gmail." disse um porta-voz da empresa americana, em comunicado oficial.
As tensões entre o Google e o governo da China se intensificaram desde janeiro de 2010, quando a empresa norte-americana anunciou que não iria mais censurar o conteúdo das pesquisas feitas na China- antes colocava um aviso na tela informando que a pesquisa não seria completa devido a leis locais. O Facebook, Twitter , Youtube e LinkedIn são bloqueados no país.
O governo chinês aumentou o cerceamento do conteúdo para tentar impedir que uma "Revolução de Jasmim" ocorra também no país. O ministro de Relações Exteriores não se pronunciou sobre o caso.



Leia Mais