GNT estréia "Faixa de Areia": Documentário sobre as praias cariocas

GNT estréia "Faixa de Areia": Documentário sobre as praias cariocas

Atualizado em 14/12/2004 às 11:12, por Redação Portal Imprensa.

O canal GNT estréia no domingo, dia 19/12, o documentário "Faixa de Areia". Dirigido por Flávia Lins e Silva e Daniela Kallman, o filme mostra a riqueza dos tipos que habitam as praias do Rio de Janeiro. Segundo as diretoras - cariocas com muito orgulho -, a idéia do documentário surgiu em um domingo de sol em Ipanema. "São tantas as tribos, pessoas diferentes e interessantes que quisemos observar mais de perto e entender melhor a nossa cidade. Um lugar bastante democrático, por ser aberto a todas as classes sociais, permite o encontro das diferenças e uma incrível manifestação de pluralidades", explica Flávia.

Durante a produção do "Faixa de Areia", as diretoras descobriram que o carioca é um povo muito confortável com seu corpo e não se nega a dar entrevistas. "As classes mais altas, até se preocupam com estética e se tornam obsessivas com o corpo, mas no geral, estão todos muito à vontade em seus trajes de banho" e completa Flávia: "É bonito de se ver essa tranqüilidade; as pessoas na praia se mostraram muito abertas a nos dar depoimentos".

A atual situação do Rio de Janeiro também foi um fator importante na elaboração do documentário. Para Flávia e Daniela, os problemas nos asfaltos e nos morros cariocas, geraram reflexão: "Notamos que a praia é a fonte de energia para continuar seguindo em frente e agüentando o caos urbano; é anestésico e, principalmente, um local onde as pessoas renovam as forças, tomam um banho de sal, relaxam e seguem em frente".

Com o objetivo de levantar um pouco o astral do Rio, as diretoras esperam fazer a população reagir após assistir o documentário: "O Rio de Janeiro está igual ao mar e torna-se um depósito de coisas ruins. Espero que a população resgate um amor imenso a esta cidade belíssima. Precisamos reverter o caos carioca e mostrar que o Rio é amável, acolhe seus visitantes e tem o que oferecer; nossa maior musa no filme, são as praias", afirma Flávia.

"Faixa de Areia" foi filmado em dois verões, com a primeira versão em 50 minutos e no próximo ano torna-se um longa-metragem. "No futuro, sonhamos filmar em outras praias do Brasil, já que os estilos de vida são infinitos. Viva a pluralidade!", finaliza Flávia.

A trilha do filme tem a letra de Pedro Luis, do grupo Pedro Luís e a Parede, sobre música de Alexandre Pereira e Gustavo Corse.