Globo nega que tenha dívidas com Receita Federal por direitos da Copa 2002

Após investigar o recolhimento de impostos referentes à compra de direitos exclusivos de transmissão da Copa do Mundo de 2002, a Receita Fed

Atualizado em 01/07/2013 às 09:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Globo nega que tenha dívidas com Receita Federal sobre direitos da Copa 2002

Atualizado às 17h45

Nesta segunda-feira (1/7), a Rede Globo emitiu uma nota desmentindo que tenha uma dívida com a Receita Federal pela compra de direitos para a transmissão de Copas do Mundo.

O iG havia noticiado que, eral teria imposto multa de R$ 274 milhões à emissora.

Ainda de acordo com o portal, a Globo deveria ter arcado com o pagamento de imposto de renda na fonte decorrente da compra dos direitos. A operação, entretanto, teria sido "disfarçada" no balanço da companhia, sob a forma de investimentos e participações societárias no exterior, o que teria resultado na sonegação de R$ 183,1 milhões, em valores não atualizados.

A assessoria das Organizações Globo, no entanto, declarou que "ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns sites", a empresa "não têm qualquer dívida em aberto com a Receita Federal ou outros entes arrecadadores de tributos".

"Como ocorre com qualquer grande empresa, há cobranças de tributos sendo discutidas nos Conselhos de Contribuintes (via administrativa) ou na Justiça (sempre seguindo os procedimentos previstos em lei). No entanto, podemos afirmar que nenhuma dessas cobranças refere-se à aquisição de direitos de Copas do Mundo. Como já informado, os valores relativos a tal cobrança já foram pagos", diz o comunicado.
"Quanto à publicação de documentos confidenciais, protegidos por sigilo legal, acreditamos que o assunto será apurado pelos órgãos competentes", completa o texto.