Globo e NHK fazem parceria para aderir à tecnologia de transmissão 8K

O time de pesquisa e desenvolvimento da TV Globo, em parceria com a NHK, a TV pública do Japão, está de olho na tecnologia 8K, que oferece 1

Atualizado em 22/07/2013 às 10:07, por Redação Portal IMPRENSA.

6 vezes mais resolução final que o HD.


Após experiências de captação e reprodução de vídeo 8K no Carnaval 2013 e na Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, a Globo está acompanhando e contribuindo com o aprimoramento da tecnologia no Japão, onde a transmissão via satélite em 8K começará em 2016, e via terrestre em 2020. No Brasil, a emissora pretende iniciar a transmissão terrestre e a expectativa é que o cronograma seja bastante parecido.


Segundo O Globo , Raymundo Barros, diretor de engenharia de entretenimento da Rede Globo, está à frente do projeto 8K na emissora. Ele explica que a tecnologia do UHD TV (Ultra High Definition TeleVision), conhecida como 8K, é a evolução natural da mídia televisiva.

A resolução é de 7.680 x 4.320 pixels, ou seja, são 33.177.600 pixels, e com 22,2 canais de áudio. Barros explica ainda que, mesmo com telas gigantescas, o espectador não precisa ficar a léguas de distância da televisão.


Ainda deve ser resolvido o interesse das emissoras de TV e os das operadoras de telefonia que querem algumas das faixas de frequência. “Todo mundo quer espectro e, no momento, as faixas atualmente utilizadas pela televisão têm outros interessados. Só que a TV tem suas próprias necessidades para continuar evoluindo”, justifica Barros.


Leia também: