Globo é intimada para esclarecer pagamentos para herdeiro de Evandro Carlos de Andrade

O Grupo Globo terá que prestar esclarecimento à Justiça a respeito de pagamentos realizados ao filho caçula de um ex-diretor de jornalismo da emissora, Evandro Carlos de Andrade, falecido em 2001.

Atualizado em 07/05/2015 às 15:05, por Redação Portal IMPRENSA.

prestar esclarecimento à Justiça a respeito de realizados ao filho caçula de um ex-diretor de jornalismo da emissora, Evandro Carlos de Andrade, falecido em 2001.

Crédito:Reprodução/Memória Globo Emissora fez pagamentos apenas para um dos filhos de Evandro Andrade
De acordo com Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 3ª Turma intimou o canal a apresentar um "contrato ou documento que justifique os pagamentos" e, além disso, explicar porque não compensava os outros cinco filhos do primeiro casamento do jornalista.

Em resposta ao primeiro ofício, a Globo afirmou que resolveu arcar com as despesas do herdeiro, então menor de idade, por um ato de liberalidade, ressaltando que a intenção era "a manutenção de seu padrão de vida".

Para o ministro Villas Bôas Cueva, as justificativas da emissora foram "lacunosas" e ainda carecem de maiores explicações. "O suposto contrato de doação em favor de um dos herdeiros foi firmado apenas um dia após o óbito do jornalista, sem que o representante legal das Organizações Globo estivesse devidamente identificado", disse o ministro.

"A dúvida quanto à natureza dos pagamentos é plenamente justificável e deve ser sanada na fase instrutória, para melhor compreensão do julgador", finalizou Cueva, sobre a importância da representação da emissora ao juiz responsável pelo caso.