Gilmar Mendes vai analisar pedido de investigação da PF sobre Glenn Greenwald

Pedido da Rede pede que STF analise se investigação é retaliação icará configurado procedimento de retaliação e ataques à liberdade de impre

Atualizado em 12/07/2019 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

O ministro Gilmar Mendes foi o sorteado no STF (Supemo Tribunal Federal) para analisar o pedido da Rede para que a Corte fiscalize se a Polícia Federal (PF) e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) estão investigando o jornalista Glenn Greenwald.

Crédito:The Intercept

Ele também deverá analisar se o levantamento de seus dados pessoais tem relação com o fato do Intercept Brasil, liderado por Greenwald, ter publicado vazamentos de supostas conversas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Para o partido, se a investigação concluir esses pontos, ficará configurado procedimento de retaliação e ataques à liberdade de imprensa.

Questionado em audiência na Câmara dos Deputados, no dia 5 de junho, o ministro da Justiça, Sergio Moro, não respondeu a questão. O ex-juiz respondeu apenas que não participa de investigações e que a questão deve ser feita “ao órgão certo”.