GIFE lança curso de Comunicação e Marketing para organizações sociais

GIFE lança curso de Comunicação e Marketing para organizações sociais

Atualizado em 31/10/2005 às 09:10, por Por: Jussara Mangini | Assessoria de Imprensa.

Pela essencialidade da comunicação no mundo contemporâneo, comunicar-se bem é vital para qualquer tipo de instituição - pública, privada ou do terceiro setor. Nas organizações do terceiro setor a comunicação ganha ainda maior importância porque a captação de recursos financeiros e humanos - fundamental para sua sustentabilidade financeira ou institucional - é favorecida pela visibilidade e credibilidade de suas ações, o que também está relacionado à sua capacidade de se comunicar bem.

As marcas registradas por entidades sem fins lucrativos constituem símbolos institucionais que carregam em si a reputação das organizações e de seus projetos. Representam ativo valioso que pode contribuir para o impacto da sua intervenção social e para a construção de importantes alianças.

Pesquisa
O público e os formadores de opinião estão cada vez mais atentos e exigentes em relação à coerência entre o discurso e a prática das organizações. Uma pesquisa feita pelo GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas com jornalistas de todo o país para saber a opinião que a mídia tem sobre a ação social das empresas revela que, das 69 respostas, de diferentes veículos de comunicação, 56,5% acha que é legítima a divulgação das ações desde que haja coerência ética entre o comportamento da empresa no mercado e suas práticas sociais. Na mesma pesquisa, os entrevistados apontam os seguintes erros que as empresas cometem ao divulgar suas ações sociais.
51% Utilizar a ação social para fins comerciais
48% Nomear campanhas/promoções comerciais como projetos sociais
33% Exigir/esperar que o nome da empresa seja mencionado
27,5% Focar os resultados pontuais do projeto em detrimento do problema que a iniciativa se propõe a resolver.
24% Divulgar projetos voltados para seus funcionários como ações sociais.

Curso
Para ajudar as organizações que financiam ou executam projetos sociais a utilizarem a comunicação como ferramenta de gestão, de mobilização e de relacionamento, o GIFE realiza o curso "Comunicação e marketing para organizações da sociedade civil". Este é o tema do próximo módulo do Curso Ferramentas de Gestão 2005, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo (SP).

Serão apresentados o conhecimento básico e a aplicação objetiva do conceito de marketing social e demais ferramentas e estratégias de comunicação na área social, além de experiências bem-sucedidas, como exemplos para reaplicação.

Os consultores deste módulo são Anna Penido e Ismael Rocha. Formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Direitos Humanos (Columbia University, EUA), Gestão Social e Comunicação para o Mercado, Anna é fundadora e diretora da ONG Cipó - Comunicação Interativa, fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e líder Avina.

Ismael Rocha é mercadólogo pós-graduado pela Universidade do Texas (EUA) e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), da Universidade Mackenzie e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), além de dirigir a Pulsar Assessoria Integrada de Comunicação e Marketing e coordenar a ESPM Social.

Essa aula é pré-requisito para a participação no módulo de "Sustentabilidade e captação de recursos" do Curso Ferramentas de Gestão, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro.

Serviço:
Curso Comunicação e marketing para organizações da sociedade civil

Data: 4 e 5 de novembro - sexta-feira, das 14h às 18h e sábado, das 9h às 18h
Local: unidade de treinamento do ABN Amro Real - rua Sampaio Viana, 44 - Vila Mariana, próximo à estação Paraíso do metrô
Inscrições e mais informações no www.gife.org.br/curso.php.
Investimento: R$ 480, que podem ser parcelados em duas vezes. Associados GIFE pagam R$ 432.