George W. Bush é acusado de plagiar jornalista paquistânes em autobiografia
George W. Bush é acusado de plagiar jornalista paquistânes em autobiografia
O ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é acusado de plagiar partes de artigo do jornalista paquistanês Ahmed Rashid em sua autobiografia Decisions Points , lançada na última semana, informa o jornal Público .
O plágio foi denunciado pelo site Hunffington Post e trata de descrição de encontro entre Bush e o presidente afegão Hamid Karzai, em 2001. O trecho é idêntico ao texto de Rashid publicado pelo New York Review of Books .
"Quando Karzai chegou a Cabul para a sua inauguração em 22 de dezembro - 102 dias depois do 11 de setembro - alguns líderes da Aliança do Norte e os seus guarda-costas cumprimentaram-no no aeroporto", descreve o livro.
O jornalista mostrou-se descontente por não ter seu trabalho reconhecido no livro do ex-presidente e não receber qualquer pedido de desculpas. "Nunca é positivo quando os políticos plagiam ideias ou comentários de jornalistas sem o reconhecimento do seu trabalho. Infelizmente, acontece muitas vezes", comentou.
O Huffington Post também aponta suposto plágio de Bush em trechos de obra do antigo assessor de imprensa da Casa Branca, Ari Fleischer. O ex-presidente não se defendeu das acusações. A editora Crown afirma que a existência destas semelhanças apenas confirma a fidelidade da autobiografia.
Leia mais
-






