General turco ameaça imprensa por divulgação de informações sobre grupo armado
General turco ameaça imprensa por divulgação de informações sobre grupo armado
Nesta quarta-feira (15), o general Ilker Basbug, chefe do Estado-Maior da Turquia, orientou os jornalistas do país a tomarem "cuidado" com a veiculação de informações sobre o grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Referindo-se à imprensa, ele afirmou "aqueles que mostram como sucessos as ações da organização terrorista separatista serão responsáveis por cada gota de sangue que for derramada". No início de outubro, 17 soldados morreram e outros 23 ficaram feridos em um ataque do PKK a um posto na fronteira com o Iraque.
Na ocasião, o jornal turco Taraf divulgou relatórios secretos do Exército mostrando que, apesar dos preparativos para o ataque serem bem conhecidos, ele não pôde ser evitado. O general Basbug disse que os reponsáveis pelo vazamento e pela publicação do relatório serão levados aos tribunais.
Yasemin Congar, sub-redator-chefe do Taraf , reagiu à declaração do general acusando-a de ser "muito rude e feita com tom extremo", informou a agência de notícias Efe. "Ao invés de responder às perguntas que preocupam o público, se usa um tom ameaçador e nos ordena a permanecemos no lugar correto. Isto é inaceitável na democracia", declarou o jornalista.
Leia mais






