General dos EUA terá que responder por críticas feitas em artigo de revista

General dos EUA terá que responder por críticas feitas em artigo de revista

Atualizado em 22/06/2010 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O general norte-americano Stanley McChrystal foi convocado para se encontrar com o presidente Barack Obama, na próxima quarta-feira (23), para explicar declarações feitas em artigo publicado pela revista Rolling Stone. No texto, o militar crítica autoridades e a maneira como o governo está lidando com a situação das tropas americanas no Afeganistão.

Segundo o jornal The New York Times , o artigo do general faz duras críticas ao vice-presidente Joe Bidden, ao embaixador dos EUA no Afeganistão, Karl Eikenberry, a um ministro francês não identificado, e teria chamado o conselheiro de segurança nacional, James L. Jones, de "palhaço".

Um alto oficial do governo dos EUA informou que Obama teria ficado furioso com o texto de McChrystal, principalmente quando o general afirma que o presidente não estaria disposto a discutir a guerra no Afeganistão depois que ocupou o cargo.

Em comunicado, o general se desculpou pelas críticas feitas no artigo: "Foi um erro refletindo pouco julgamento e nunca deveria ter acontecido. Durante minha carreira, eu vivi pelos princípios da honra pessoal e integridade profissional. O que está refletido neste artigo está longe desses parâmetros", declarou o militar.

McChrystal foi escolhido por Obama para comandar as forças norte-americanas no Afeganistão, para que pudesse ajudar na reconstrução do país. Atualmente, comanda mais de 140 mil soldados no local, incluindo oficiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Leia mais