Gastos de parlamentares com verba indenizatória serão disponibilizados na internet

Gastos de parlamentares com verba indenizatória serão disponibilizados na internet

Atualizado em 07/02/2008 às 13:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Todos os gastos dos senadores com a verba indenizatória de 15 mil reais - criada para arcar com despesas de deputados e senadores ligadas à atividade parlamentar, como transporte e aluguel de escritório - passarão a ser divulgados na página eletrônica do Senado.

Essa decisão foi tomada após a divulgação na internet dos gastos do governo com os Cartões Corporativos e à possibilidade da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) desses cartões.

Segundo informações da Agência Brasil, a decisão de noticiar os dados poderia dar credibilidade aos senadores para investigarem os gastos do governo com os cartões. Agaciel Maia, diretor-geral do Senado, afirmou que "os procedimentos e sistemáticas são idênticos aos da Câmara dos Deputados. Os senadores primeiro apresentam a nota para depois serem ressarcidos do valor", disse Maia.

O prazo previsto para disponibilizar os dados na internet é de três semanas. Na próxima segunda-feira, 11 de fevereiro, funcionários de gabinetes começarão treinamento para incluir os dados no sistema. No entanto, serão divulgados os gastos feitos apenas a partir do mês de fevereiro; não será de maneira retroativa.

Para Romeu Tuma (PTB-SP), corregedor-geral da Casa, dependendo dos dados divulgados e da decisão da Mesa Diretora do Senado, senadores que fizerem mau uso da verba poderão ser investigados. "Se houver suspeitas, a Mesa vai decidir se encaminha ou não para a corregedoria".