Ganhadora do Nobel de Literatura diz que 11 de setembro "não foi tão terrível"
Ganhadora do Nobel de Literatura diz que 11 de setembro "não foi tão terrível"
A escritora Doris Lessing, ganhadora do prêmio Nobel de Literatura de 2007, disse que os ataques de 11 de setembro em Nova York "não foram tão terríveis" se comparados aos atentados do IRA.
"Alguns americanos vão pensar que sou louca... mas não foi nem tão terrível, nem tão extraordinário como eles pensam", disse a escritora ao jornal espanhol El Pais . Lessing também afirmou que Bush é uma "calamidade mundial".
A posição da escritora a respeito dos acontecimentos de 11 de setembro em Nova York não é nova. Em entrevista à BBC Brasil em 2002, Lessing declarou que os atentados não poderiam ser considerados piores que outras coisas que aconteceram no mundo.
"O que aconteceu à psicologia americana é muito interessante. Eles pareciam acreditar que eram imunes a esse tipo de ataque. Por isso estão tão chocados: descobriram que não são diferentes do resto de nós. Vivemos num mundo muito violento", disse a escritora em 2002.
Doris Lessing ganhou o Nobel por seu "fogo e poder visionário" e deve receber o prêmio em uma cerimônia em Estocolmo no dia 10 de dezembro. Ela receberá cerca de US$ 1,5 milhão em reconhecimento por sua produção literária ao longo de 57 anos. Com informações da BBC Brasil.






