Gangues do DF desafiam a polícia na internet e aparecem portando armas no Orkut

Gangues do DF desafiam a polícia na internet e aparecem portando armas no Orkut

Atualizado em 04/07/2008 às 13:07, por Redaçã Portal IMPRENSA.

No Distrito Federal, gangues armadas formadas por jovens desafiam a polícia pela internet. Menores aparecem portando armas em fotos e vídeos, espalhados por comunidades do Orkut. Desde o último sábado (28), quatro adolescentes já morreram vítimas dos conflitos entre gangues de São Sebastião, cidade-satélite de Brasília (DF).

Um rapaz de 16 anos, supostamente chefe de uma gangue, foi assassinado a tiros, na última terça-feira (01), perto de um posto da Polícia Militar que havia sido inaugurado minutos antes. Segundo a polícia, a gangue da qual ele fazia parte havia matado no sábado outro adolescente, que chefiava um grupo criminoso. A morte do adolescente teria sido por motivo de vingança. "É uma guerra. São jovens contra jovens", conta a dona-de-casa, mãe dos meninos da primeira gangue.

Segundo o Ministério Público do DF, existem vinte mil processos em andamento contra jovens infratores. Mas apenas três juízes tomam conta do assunto no DF. Significa dizer que se um menor matar uma pessoa hoje ele vai para o centro de reabilitação juvenil mas se, em 45 dias, o juiz não estipular uma medida sócioeducativa para ele, o jovem volta para a rua e pode cometer outros crimes.

Desde a última quarta-feira (2), 250 policiais militares estão em São Sebastião para uma operação emergencial, que vai até domingo (6). Enquanto isso, na internet, os integrantes das gangues mandam o recado: "A parada é séria e dura, e se segura. Ou você sai, ou corre atrás. Tire você a conclusão. É roubar ou ser roubado, balear ou ser acertado. Tá avisado!".


Com informações da DFTV e Globo Online

Leia mais