Galeria de arte processa Wikipédia por violar direitos de 3 mil imagens
Galeria de arte processa Wikipédia por violar direitos de 3 mil imagens
A Wikipédia foi acionada na justiça britânica pela National Portrait Gallery , após a descoberta de que 3 mil imagens expostas pelo site - e pertencentes ao acervo da galeria - foram publicadas sem autorização prévia em uma página da Wikimedia Commons , local que permite que as imagens sejam usadas livremente.
A ação contra o site é destinada ao usuário a Derrick Coetzee, que fez a publicação de todas as imagens em alta resolução. A galeria, segundo informa a Magnet, teria enviado um documento solicitando que o usuário retire as tudo o que foi publicado até o dia 20 deste mês, senão será aberto o processo.
A polêmica, no entanto, tem a ver mais com a jurisdição do processo do que com os direitos autorais, já que a galeria é situada no Reino Unido e o usuário Derrick Coetzee vive nos Estados Unidos. Ou seja, são países geridos por leis distintas no que concerne o direito autoral.
A digitalização das imagens dos últimos cinco anos da National Portrait Gallery teve um custo de R$ 3,2 mi. E o download em alta resolução de uma das imagens é cobrado, com a intenção de ajudar a custear fotografias e conservação do acervo.
"A galeria apóia a Wikipédia em seu objetivo de tornar o conhecimento disponível a muitas pessoas e ficaríamos felizes se eles utilizassem nossas imagens em baixa resolução, suficiente para a maioria das formas de aceso público, sujeitas a salvaguardas", disse a galeria, em nota.
Ainda segundo a Magnet, a Wikipédia também não se pronunciou a respeito do caso.
Leia mais
-
-





