Gabriela Cañas será a primeira mulher a presidir a Agência Efe em 80 anos
Gabriela Cañas será a nova presidente da Agência Efe de notícias. Primeira mulher a assumir a presidência nos 80 anos da agência, ela vai substituir Fernando Garea, que estava no cargo desde julho de 2018 e foi destituído pelo governo de Pedro Sánchez.
Atualizado em 18/02/2020 às 10:02, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Carlos Rosillo
O anúncio foi feito pelo próprio Garea na intranet da empresa. “No sábado passado, o Secretário de Estado da Comunicação transferiu a decisão do Presidente do Governo de proceder à minha remoção como presidente da agência Efe" .
Formada pela Universidade Complutense, Gabriela começou a carreira como repórter no Diario de Cádiz e Informaciones. No El País, ela foi chefe das seções de Madri e Sociedade, correspondente em Bruxelas e Paris, e editorialista.
Atualmente é diretora-adjunta da Escola de Jornalismo UAM-El País e redatora de artigos sobre questões sociais. Seus textos ganharam dois prêmios jornalísticos: o prêmio “Mulheres na União Europeia”, em 2002, e o “Prêmio Meridiana da Junta de Andaluzia”, em 2011.
Primeira agência de notícias em espanhol, a Efe em 180 cidades em 120 países e distribui quase três milhões de notícias por ano nas diferentes mídias.





