Gabriel Medina empresta imagem de campeão para marcas dialogarem com novos públicos
Primeiro brasileiro campeão do Mundial de Surfe, Gabriel Medina conquistou não só o WCT de 2014, mas também o mundo dos negócios. O surfistacaptou patrocínios de marcas fora do mundo do esporte – desde tecnologia até alimentos.
Medina é o principal atleta da Rip Curl no Brasil e já alcançou sucesso internacional por meio da marca. Tem uma sala com o nome dele no Guarujá (SP) e uma linha de produtos. O contrato, assinado em 2009, foi o primeiro grande negócio do atleta. A parceria aconteceu depois que ele venceu o Rip Curl Grom Search, competição para jovens com menos de 18 anos.
Crédito:Divulgação/ Guaraná Antarctica Medina é garoto-propaganda do novo Guaraná Black sabor açaíFernando Gonzalez, diretor de marketing da Rip Curl, explica que o desempenho do surfista andou junto à marca, que renegociou o contrato após o primeiro WTC dele, em 2011. “A participação foi evoluindo com o crescimento dele como atleta profissional e o foco passou a ser campeão do mundo”, diz.
Além de financiar viagens para campeonatos, a empresa também aposta em roupas e acessórios que carregam a assinatura de Medina. Quanto às campanhas, a estratégia é ofertar os produtos de performance dos surfistas aliada à imagem dele. “O Gabriel é um atleta repercutido mundialmente, em todos os países que a Rip Curl está. E a ideia é investir ainda mais.”
Outra aposta é da Samsung, que patrocina a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP). Na primeira ação da parceria, o líder do circuito mundial estrela a campanha de lançamento do Galaxy Note 4. Intitulado de "The Next Big Move", o filme criado pela R/GA é composto de um desafio entre Medina e o skatista Bob Burnquist. Ambos usam as funções do aparelho em seus processos criativos para compor uma manobra inédita.
Medina cria uma performance de skate para Bob tentar fazer, enquanto o skatista faz o mesmo para Medina em sua prancha. Os vídeos mostram o desafio da dupla na tentativa de inovar em seus esportes. A ação é composta de dois filmes, sendo o primeiro um teaser dos dois atletas se desafiando, enquanto o segundo conta o desfecho da competição.
Gabriel também é o mais novo embaixador da Gillette. Ele promove o Gillette Body, primeiro aparelho da marca criado especialmente para a superfície do corpo masculino. A gerente de marketing, Juliana Moretti, diz que a precisão que Medina demonstra nas ondas está conectada às principais características do produto, e por esses atributos o atleta se une ao time da empresa.
“Acreditamos fortemente que a imagem do surfista está ligada ao que a marca pretende comunicar com o novo produto. A escolha se dá pelo fato de a marca acreditar na associação entre o surfe, um dos esportes que mais cresce no país, e a tendência da remoção dos pelos do corpo masculino”, explica.
Segundo Juliana, toda a comunicação da Gillete Body está ancorada na plataforma digital. Por meio de vídeos e acompanhamento instantâneo de momentos da carreira de Medina, a marca mantém o objetivo de interação em tempo real com o consumidor. "Buscamos usar o Gabriel sempre de uma maneira assertiva, planejada e que faça realmente sentido e tenha relevância para o público. O resultado de tudo que fizemos com ele até agora foi incrível", reforça.
A personalidade de Medina foi essencial para o Guaraná Antarctica. Enquanto ele "se jogava" nas ondas, a marca apresentava ao mercado um novo líquido: o tradicional guaraná adicionado ao sabor do açaí e de frutas naturais da Amazônia. A identidade visual do novo produto foi inspirada no conceito da campanha “Se Joga No Escuro”, que incentiva o consumidor a provar o desconhecido.
Criada pela DM9DDB, a campanha aguçou a curiosidade dos internautas ao ofertar o produto às cegas pela internet. O consumidor era surpreendido em casa com o Antarctica Black. Já no filme, Gabriel se lança no mar e surfa no escuro, mostrando que vale a pena se arriscar em novos desafios. No final, os consumidores são convidados a participar da promoção “Se joga no escuro com Medina” para concorrer à prancha usada pelo campeão durante as gravações na praia de Maresias. Em menos de seis dias no ar, o vídeo já contava com mais de três milhões de visualizações.
"Ele era a pessoa ideal para o conceito da marca. Um rapaz que foi lá e se jogou. Quando ganhou o título, só deu mais certeza para gente da escolha", ponderam Fábio Brandão e Keka Morelle, diretores de Criação da DM9DDB. A marca apoia o atleta desde fevereiro de 2013 e pretende fortalecer o investimento. "Hoje a relação dele é muito mais do que anunciante patrocinado. Nossa aposta é justamente nessa legitimidade, fruto da marca acreditar em alguém bem antes do resultado que ele alcançou. O consumidor enxerga isso", afirmam.
Mais que diversão
Gabriel Medina, 21, nasceu em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A praia de Maresias fez parte da infância. Aos 9 anos, ele percebeu que a prancha seria bem mais do que diversão. Aos 17, já estava na elite do surfe. Conquistou a primeira das cinco vitórias em etapas do circuito, mais do que qualquer outro brasileiro já fez. No ano passado, foram três vitórias, uma delas no Taiti, batendo o americano Kelly Slater, um mito no esporte, ao ganhar 11 vezes o campeonato mundial de surfe. Líder do circuito mundial, Medina chegou à final da decisão, em Pipeline, no Havaí, e garantiu a primeira conquista do campeonato por um brasileiro. Após as eliminações precoces dos principais adversários, Medina foi recebido com status de herói no retorno ao Brasil.






