Gabriel García Márquez é homenageado em cerimônia no México

Palácio das Belas Artes teve a presença da família do escritor, dois chefes de Estado e milhares de fãs.

Atualizado em 22/04/2014 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última segunda-feira (21/4), a Cidade do México se despediu do jornalista e escritor Gabriel García Márquez com uma cerimônia no Palácio das Belas Artes, sob a presença de sua família, dois chefes de Estado e milhares de fãs.

Crédito:Divulgação Escritor foi homenageado no México
De acordo com AFP, a viúva do escritor, Mercedes Barcha, entrou no vestíbulo do Palácio carregando uma urna de madeira com as cinzas de García Márquez, que morreu aos 87 anos na última quinta-feira (17/4).

Muitos dos presentes na cerimônia usaram flores amarelas na lapela, consideradas um amuleto pelo jornalista, e cumprimentaram a viúva e os filhos de García Márquez. No alto do saguão, uma foto em preto e branco do escritor sorrindo era acompanhada de sua famosa frase: "A vida não é o que você viveu, mas sim suas recordações e como se lembra para contá-la".
Do lado de fora do local, diversas pessoas fizeram fila para entrar e se despedir do jornalista. "Os mexicanos gostavam e gostarão dele sempre. Nos despedimos com a alegria de sua vida e a emoção de seus livro, convencidos de que García Márquez fica entre nós", disse o presidente Enrique Peña Nieto em um breve discurso.

No fim da cerimônia, a família agradeceu a homenagem em um comunicado. "O mais comovente tem sido a infinidade de gestos, comentários e mensagens de admiradores e leitores do mundo inteiro, que expressaram seu amor por Gabo além da tristeza por perdê-lo. Nos fizeram sentir que não o perderam, e sim o ganharam para sempre, e que pertence a eles", dizia um trecho do texto.

Nesta terça-feira (22/4), o escritor será homenageado com uma cerimônia solene na catedral da cidade. A Colômbia espera a decisão da família sobre o destino final das cinzas de García Márquez, que podem ser divididas entre o país e o México.