Fundação Padre Anchieta lança campanha de conscientização eleitoral junto com W/Brasil

Fundação Padre Anchieta lança campanha de conscientização eleitoral junto com W/Brasil

Atualizado em 29/02/2008 às 16:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A Fundação Padre Anchieta entregou ao Tribunal Superior Eleitoral, nesta sexta-feira (29), o material produzido para duas importantes campanhas direcionadas ao processo eleitoral de 2008.

Uma será dirigida a três cidades do País, nas quais o TSE está introduzindo uma nova forma de identificação do eleitor através de sua impressão digital computadorizada. Outra irá promover o alistamento eleitoral em todo o Brasil. As campanhas foram produzidas pela TV Cultura, com a participação de criação da Agência W/Brasil, do publicitário Washington Olivetto.

As campanhas foram aprovadas na última quinta-feira (28), em reunião em Brasília, com o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, o Ministro Marco Aurélio Mello, do TSE, e o presidente de Atendimento, Operações e Mídia da W/Brasil, Paulo Gregoraci.

As campanhas regionais de recadastramento eleitoral para o uso da urna biométrica serão iniciadas na próxima segunda-feira (3). As cidades selecionadas para o TSE, neste processo, são Colorado do Oeste/RO, Fátima do Sul/MT e São João Batista/SC.

Cada cidade tem um comercial específico gravado na própria localidade, explicando o ineditismo da ação, além de faixas, cartazes e folhetos. A identificação através da impressão digital irá agilizar o processo de identificação do eleitor e evitará a duplicação de votos.

A partir do dia 7 de março, emissoras de TV em todo o País começarão a exibir a campanha de Alistamento Eleitoral, com o objetivo de motivar os brasileiros que ainda não estão incluídos no Cadastro Nacional de Eleitores e que votarão pela primeira vez nas próximas eleições, além daqueles que devem mudar sua Zona Eleitoral.

Já no segundo semestre do ano, entrará no ar a última fase da campanha, com mais 50 comerciais até o segundo turno das eleições, subsidiada pela Pesquisa Nacional de Opinião Pública, feita pela Cultura Data, órgão de pesquisa da Fundação Padre Anchieta, e o Instituto Nexus.

As campanhas foram criadas voluntariamente pelo publicitário Washington Olivetto, da agência W/Brasil, por solicitação do presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun. Estas serão as primeiras campanhas políticas de Olivetto, que aceitou o desafio por não envolver remuneração e se tratar de uma campanha de conscientização pública.

Leia mais: