Funcionários do Le Monde convocam greve histórica

Funcionários do Le Monde convocam greve histórica

Atualizado em 09/04/2008 às 10:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (08), os funcionários do francês grupo Le Monde aprovaram a convocação de uma greve, que deverá ter início da próxima segunda-feira (14), em protesto contra um plano de redução de 130 postos de trabalho, anunciado pela direção.

Esta é a terceira ameaça de greve da redação do jornal desde sua fundação, realizada em 1944, explica à AFP o historiador Patrick Eveno, especialista em Le Monde.

O corte nos postos de trabalho é conseqüência de uma grave crise financeira pela qual passa a empresa. Dentro do "plano de recuperação" apresentado ao conselho de vigilância do grupo, está o corte nos postos de trabalho e antecipação de aposentadorias.

Segundo o sindicato francês, contando todos os cortes, aproximadamente 300 funcionários perderão seus empregos, dentre eles, um quarto é de profissionais de redação.

No total, o grupo Le Monde conta, atualmente, com 1,6 mil funcionários, distribuídos entre o jornal, seus suplementos, sites e algumas revistas como Telerama , La Vie e Courrier International , entre outras.