Funcionários de TV estatal grega seguem no ar mesmo após desocupação da antiga sede
Ex-funcionários e apoiadores da TV pública grega ERT, fechada pelo governo em 11 de junho deste ano, permanecem em frente à sede da emissorana cidade de Tessalônica.
Atualizado em 02/12/2013 às 09:12, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Reprodução Funcionários da emissora mantêm transmissão online
Segundo Opera Mundi, após a medida, uma grande parte dos trabalhadores continuou o trabalho por considerar a decisão do governo inconstitucional e ilegal. Muitos deles permaneciam inclusive durante a noite, dormindo na redação.
“Mas não queremos usar a palavra ocupação”, afirmou Panos, um dos jornalistas da ERT 3. “Seria uma ocupação se a decisão do governo fosse legal, mas não é. Por isso, junto com nosso advogados, estamos estudando a forma de devolver a rescisão de contrato que a direção da ERT 3 pagou aos trabalhadores, por causa da ruptura. Nossa relação de trabalho não acabou, também no ponto de vista legal, e decidimos continuar a difusão”, acrescentou.
Além disso, jornalistas e técnicos avaliaram maneiras para continuar a programação, ainda que o governo tenha enviado a polícia para retirar as antenas principais. A escolha dos funcionários foi retransmitir o conteúdo pela internet, sistema que também permite aos trabalhadores saber quanta gente os segue.
“Há mais de quatro milhões de pessoas que, nas últimas semanas, nos seguem pela internet”, explicou Alexandros Kanter Bax, diretor da grade do ERT 3, que permaneceu ao lado dos trabalhadores.
Outra preocupação é com o quadro econômico do país. “O que aconteceu é totalmente ilegal. Despediram quase 2600 pessoas de uma vez, mas isso afetará indiretamente quase dez mil pessoas com fortes repercussões em suas vidas. Uma coisa gravíssima em um momento tão complicado para a Grécia”, disse.
A Grécia está sob pressão da troika de credores internacionais (UE-BCE-FMI), que exige novas medidas de austeridade, mesmo após os profundos cortes no quadro de funcionários, nos salários e nas aposentadorias.





