Fugitivo é preso no México após polícia dos EUA descobrir seu paradeiro pelo Facebook

Fugitivo é preso no México após polícia dos EUA descobrir seu paradeiro pelo Facebook

Atualizado em 14/10/2009 às 17:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O camaronês Maxi Sopo, fugitivo internacional acusado de fraude bancária, foi preso graças ao Facebook. Em fevereiro deste ano, ele havia fugido dos Estados Unidos para o México em um carro alugado, após saber que era investigado por agentes federais por conseguir mais de US$ 200 mil com fraudes em bancos e cooperativas de crédito da região de Seattle.

Em Cancún, ele passou a publicar mensagens no Facebook "sobre a beleza da vida e como estava se divertindo com seus amigos", explicou o vice-promotor federal Michael Scoville, que participou da busca. Entre os comentários, Sopo disse, por exemplo, que estava "vivendo no paraíso".

Além das mensagens, ele adicionou como seu amigo na rede social um ex-funcionário do Departamento de Justiça norte-americano. O agente do Serviço Secreto Seth Reeg alegou que conhecia Sopo das discotecas de Cancún, informou a agência de notícias Associated Press.

Após descobrir seu paradeiro, o agente passou a informação ao promotor, que s repassou às autoridades mexicanas. "Definitivamente, ele não estava vivendo da maneira que queríamos que ele vivesse, dadas as acusações que enfrenta", disse Scoville.

Sopo espera, agora, ser extraditado para os Estados Unidos. Se condenado, ele pode pegar até 30 anos de prisão.

Leia mais