Fraudadores usam nome da Oesp Mídia para fazer cobranças indevidas a clientes

Fraudadores usam nome da Oesp Mídia para fazer cobranças indevidas a clientes

Atualizado em 23/10/2008 às 17:10, por Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Em um comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira (23), a Oesp Mídia, empresa do Grupo Estado de edição de Listas e Guias, informou que falsas empresas situadas em São Paulo e no Rio de Janeiro estão usando seu nome para dar golpes em clientes.

"Falsas empresas de cobrança, sem qualquer vínculo com a Oesp Mídia e sem sua autorização, assediam clientes e outras empresas cobrando títulos, honorários e custas de protestos que simplesmente não existem", explicou a Oesp Mídia.

Na nota, a empresa do Grupo Estado informa que não envia a seus clientes cobrança via internet, mensagens por telefone, segunda via de boletos e instruções de protestos sobre títulos em aberto. "Essas ações são realizadas pela própria Oesp Mídia única e exclusivamente por meio de boleto bancário personalizado", afirma o texto.

Júlio Gonçalves, responsável pelo relacionamento com o cliente da Oesp Mídia, explicou ao Portal IMPRENSA que o golpe já existe há cerca de três anos, mas em 2008 se intensificou. "Neste ano, descobrimos três empresas especializadas, para induzir o cliente ao golpe. É estelionato. Os fraudadores vêem o anúncio da empresa, ligam se identificando com o nome da Oesp Mídia, conseguem informações importantes e depois geram um boleto, uma carta, fazendo cobranças".

Segundo Gonçalves, cerca de dez pessoas caíram no golpe e chegaram a fazer o depósito em dinheiro, e por volta de 60 ligaram para a Oesp para confirmar a cobrança e acabaram descobrindo a fraude. A empresa do Grupo Estado "tomou todas as medidas legais possíveis para resolver a situação", explicou. Além disso, diz o executivo, "estamos procurando esclarecer e alertar os clientes, divulgando da forma mais ampla possível a informação".

O comunicado cita empresas autorizadas pela Oesp Mídia a fazer cobranças: Atual - Cobranças Terceirizadas Ltda.; BNS Bureaux de Negócios e Serviços S/C Ltda.; Merchant Ltda.; Única Serviços de Cobrança Ltda.; RAG Cobranças Mercantis Ltda.; e Êxito Recuperadora de Crédito e Representação Ltda.

A empresa informa, ainda, que tem publicado anúncios de esclarecimentos em veículos de grande circulação de ambas as cidades, além de comunicados diretos a seus clientes se colocando à disposição para sanar quaisquer dúvidas e dar esclarecimentos adicionais. Em São Paulo, o número de telefone para contato é 0800 015 7777 e no Rio de Janeiro, 0800 25 3377. A ligação é gratuita.