Franklin Martins acredita que adesão ao sistema de TV digital acontecerá lentamente

Franklin Martins acredita que adesão ao sistema de TV digital acontecerá lentamente

Atualizado em 24/09/2009 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Em cerinmônia de lançamento da transmissão digital pela TV Brasil no Rio de Janeiro - realizada na última quarta-feira (23) - o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, comentou os resultados da implantação do sistema digital de televisão no Brasil.

Agência Brasil
Franklin Martins

Apesar de reconhecer que a adesão da população acontece lentamente, ele explicou que "essa migração é mesmo demorada, até porque tem um custo para as pessoas, que têm que comprar um conversor ou um novo aparelho de TV. Nos Estados Unidos, a migração aconteceu em dez anos".

Segundo o portal Terra, Martins acredita que aos poucos a população entenderá que TV digital não significa apenas melhoria na qualidade do som e da imagem.

"O computador ainda é um grande concorrente da TV digital e, muitas vezes, quando sobra uma graninha, o consumidor prefere trocar o computador a investir em um aparelho de TV que tenha o sistema digital integrado. Mas isso vai acabar. As pessoas vão perceber que o novo sistema dará a elas portabilidade, interatividade e chance de assistir mais de um programa ao mesmo tempo", disse.

Para Tereza Cruvinel, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a adesão da TV pública ao sistema digital representa um acompanhamento das novas tecnologias. "Não estamos ficando para trás. Estamos contribuindo para que a gente tenha todas as emissoras transmitindo o sinal digital o quanto antes", concluiu.

Leia mais