Fox Networks divulga estudo inédito em evento sobre mercado online

Fox Networks divulga estudo inédito em evento sobre mercado online

Atualizado em 11/03/2008 às 18:03, por Redação Portal IMPRENSA.

A .FOX Networks ( ), divisão online da Fox International Channels, divulga no Proxxima - evento da publicação Meio&Mensagem destinado ao mercado online, que ocorre nos dias 11 e 12 de março - um estudo inédito no segmento de publicidade online. A pesquisa constatou como as cinqüenta empresas que mais investem em publicidade se classificam nos resultados de busca orgânica dos principais mecanismos de busca da internet.

O objetivo da pesquisa é constatar a importância dada pelos cinqüenta maiores anunciantes em 2006 sobre sua presença na internet. "Os buscadores exercem papel fundamental, indexando e provendo resultados de buscas aos internautas e, por isso, as empresas precisam focar suas estratégias de marketing na sua presença na web, fortalecendo a aparição em buscadores e ampliando sua chegada ao internauta", afirma Bernardo Hohagen, diretor da divisão .FOX Networks no Brasil

Segundo a pesquisa, 68% dos sites das empresas não possuem títulos otimizados nas páginas de busca e 28% possuem títulos diferenciados, mas sem relação com o conteúdo da página. Apenas 4% dos sites das empresas (ou seja, apenas dois) utilizam corretamente os títulos em buscadores.

Outro dado da pesquisa é referente às metatags, um importante indicador da presença de um trabalho de otimização dos títulos. Segundo o estudo, 66% dos sites das empresas analisadas não utilizam as metatags e somente 18% as utilizam corretamente (na home e nas páginas internas).

A potência dos sites das empresas ganha ainda mais força se estiver presente nas buscas realizadas nos buscadores. Entretanto, 46% das cinqüenta empresas que mais anunciam têm menos de 500 páginas indexadas ou listadas no principal buscador da web. "O maior equívoco é pensar que basta ter um site para que ele apareça nos buscadores. É preciso ter tecnologia, estrutura correta dos links e conteúdos adequados que garantam uma maior e mais efetiva exposição", analisa Hohagen.

Outra perspectiva da análise mostra a popularidade do link, que é um parâmetro que se mede em função da qualidade e quantidade dos links de um site. Utilizando esse padrão, o estudo indica que 60% dos sites das 50 empresas que mais investem em publicidade têm menos de 50 links aparecendo nos buscadores. "Além disso, apenas 12% possuem mais de 500 links, o que é baixo se analisarmos os universos de atuação dos sites", aponta Hohagen.

Índices de outra categoria da pesquisa são ainda mais surpreendentes. Separando 15 palavras-chave que definem o core business de cada empresa, a .FOX verificou suas posições nos buscadores. O resultado indica que, apesar de 48% dos site analisados aparecerem nas primeiras páginas de buscas por setor, 44% sequer figuram entre os 20 primeiros resultados da busca.