FOX Life é denunciada ao Ministério Público por programa para bebês
FOX Life é denunciada ao Ministério Público por programa para bebês
A emissora de TV FOX Life foi denunciada ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pelo Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por conta do programa "Baby TV". Divulgado como educativo, a atração é direcionada para crianças de até três anos. No entanto, o instituto acredita que a exposição precoce de crianças a conteúdos midiáticos pode afetar negativamente o desenvolvimento infantil, pois ainda não foram comprovados efeitos positivos desse tipo de conteúdo para bebês.
A representação foi encaminhada à Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude, do Ministério Público de São Paulo. Segundo a entidade, em seu site a FOX explica que "'Baby TV' oferece um mundo de imagens especialmente adaptadas às necessidades e às habilidades dos bebês e das crianças. Por exemplo: O ritmo tranqüilo dos programas promove o aprendizado, enquanto o ritmo agitado e cheio de cores da televisão comum só procura atrair a atenção".
Para Tamara Gonçalves, advogada responsável pela representação encaminhada ao MP, a proteção das crianças deve ser garantida pelo Estado, pela sociedade e também pelas empresas. "Quando uma empresa afirma que uma programação televisiva é capaz de promover o aprendizado de crianças menores de três anos de idade, é muito difícil para a maioria dos pais, leigos em teorias do desenvolvimento infantil, discernir criticamente sobre esta mensagem. Eles simplesmente acreditam no potencial educativo do produto", diz.
Leia mais






