Fox é condenada a indenizar dublador de série e publicar decisão judicial na Folha
Fox é condenada a indenizar dublador de série e publicar decisão judicial na Folha
Fox é condenada a indenizar dublador de série e publicar decisão judicial na Folha
Na última terça-feira (16), a Fox Film do Brasil foi obrigada a publicar no jornal Folha de S.Paulo um anúncio confirmando que José Otávio Guarnieri, conhecido como Tata Guarnieri, foi o responsável pela dublagem do personagem Jack Bauer, da série "24 Horas".
Selecionado para dublar o ator Kiefer Sutherland, que interpreta Jack Bauer, nas três temporadas iniciais do seriado, Guarnieri se sentiu lesado porque a Fox colocou à venda os DVD das três temporadas, contendo a dublagem, sem mencionar o nome do brasileiro. Além disso, a empresa reexibiu a série em rede aberta de televisão sem autorização de Tata Guarnieri.
O dublador entrou com uma ação de indenização por danos morais e materiais e pediu, em medida cautelar, a busca e apreensão dos DVDs. Em primeira instância, a Justiça determinou que a Fox pagasse à Guarnieri o dobro da remuneração recebida, com uros e correção monetária por danos morais, mas não aceitou o pedido para que os DVDs fossem recolhidos.
A empresa recorreu, alegando que o organizador da obra audiovisual tem o direito de difundir ou explorar seu trabalho, e que o direito do autor prevaleceria sobre o direito individual do artista que participa da obra, informou o site Consultor Jurídico.
No entanto, O Tribunal de Justiça de São Paulo entendeu que não há como excluir o direito moral dos artistas, intérpretes ou executores de obra de cinema. Para os julgadores, os direitos do autor, reconhecidos em lei, não são excludentes dos seus direitos conexos ou vizinhos.
Leia mais






