Fotos das agências EFE, AFP e Azertac são premiadas como as melhores do século

Fotos das agências EFE, AFP e Azertac são premiadas como as melhores do século

Atualizado em 29/10/2007 às 08:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Encerrado na última sexta-feira (26), em Estepona (Málaga), o 2º Congresso Mundial de Agências de Notícias premiou fotografias das agências EFE, AFP e Azertac como as melhores imagens dos primeiros anos do século XXI.

Entre o júri, estavam presentes representantes das 90 agências de 80 países participantes, que elegeram as três melhores fotografias nas categorias de esportes, desastres e celebrações feitas até agora neste século.

Na categoria esportes, o prêmio foi para a imagem do fotógrafo Emilio Lavandeira, da agência EFE, que mostra dois saltadores de trampolim durante a final do 10º Campeonato Mundial de Natação realizado em Barcelona, com a catedral da Sagrada Família ao fundo.

Uma foto de Mahmoud Hams da AFP conquistou o primeiro lugar na categoria desastres. A imagem mostra um grupo de palestinos correndo para se refugiar de um míssil israelense.

Já na categoria celebrações, venceu a fotografia do repórter da agência azerbaijana Azertac Osman Kerimov, na qual aparecem dois galos em plena briga durante a tradicional festa de ano novo em seu país.

O júri concedeu menções especiais às fotos das agências Prensa Latina, de Cuba, e da argelina APS na categoria de desastres; da vietnamita VNA e da eslovaca TASR na categoria esportes e da croata Hina e da marroquina MAP na de celebrações.

Além disso, o júri outorgou uma menção honorífica especial à fotografia de Zafia Saifi, da agência afegã Pajhwok, em que aparece uma jornalista morta a tiros em sua casa, como reconhecimento aos profissionais que perdem sua vida enquanto realizam seu trabalho. As informações são da Agência EFE