Fotojornalista sírio compartilha no Twitter momentos de "libertação" de refugiados

Há quatro anos, o fotojornalista sírio Jack Shahine decidiu fazer imagens de "libertação" em meio ao clima hostil que os refugiados sírios enfrentam ao fugir do país em guerra.

Atualizado em 02/10/2015 às 11:10, por Redação Portal IMPRENSA.

sírio Jack Shahine decidiu fazer imagens de "libertação" em meio ao clima hostil que os refugiados sírios enfrentam ao fugir do país em guerra. Ele tem compartilhado as fotos em sua conta no .
Crédito:Reprodução/Twitter/ Shervan Derwish/Jack Shahine ? Mulher tira burca ao deixar a síria como refugiada
As fotografias expõem a felicidade dos sírios ao cruzarem o Curdistão ocidental, região de maioria curda no nordeste do país, controlada pelo Partido para a União Democrática (PYD). As mulheres se libertam de suas burcas e nicabes que o Estado Islâmico as obriga usar.
"No momento que eles chegam a essa região, nos aproximamos, lhes damos água e lhes dizemos que estão a salvo”, explicou ao jornal El País . Além dele, o cinegrafista Shervan Derwish também grava os momentos.
Em um publicado na edição digital do britânico Daily Mail , as mulheres se levantam na parte de trás das picapes e começam a tirar as roupas pretas que tiveram de vestir. As vestimentas pretas dão lugar aos vestidos coloridos e estampados. "Para mim, esses são os momentos que marcam o início da libertação de Tel Abyad”, diz Shahine.
O fotógrafo relata que vê cenas semelhantes todos os dias e decidiu publicá-las. De acordo com ele, grande parte dos homens, mulheres e crianças exibidos em suas fotos fogem das regiões de Gire Sipi, Tel Abyad e do leste de Kobani, regiões controladas pelo jihadistas.
Jack Shahine lembra que o destino dessas famílias que fogem da guerra civil da Síria iniciada em março de 2011 são os países vizinhos, como a Turquia.