Fotojornalista recebe voz de prisão em cobertura de acidente em SC

Fotojornalista recebe voz de prisão em cobertura de acidente em SC

Atualizado em 11/11/2008 às 14:11, por Érika Valois/ Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na tarde da última segunda-feira (10), o Delegado Regional da Polícia civil na região de Brusque (SC), Ademir Brás de Souza, mandou prender o repórter fotográfico da Rádio Cidade AM, Paulo Schimdt, que acompanhado da jornalista Liliane Dias, cobria mais um acidente de trânsito na região central da cidade. "Eu sou delegado. Estou te dando voz de prisão. Você não pode filmar aqui", gritou Ademir por várias vezes, segundo o site da Rádio, no momento em que ordenou a detenção de Paulo.

Ao Portal IMPRENSA, Schimidt contou que o acidente aconteceu no centro do município catarinense, em uma rua localizada atrás da Delegacia Regional, e que Ademir chegou ao local interpelando Liliane. "Ele chegou e foi logo para cima da jornalista, perguntando quem era ela e o que ela estava fazendo ali. Nesse momento ela estava fotografando o ocorrido. Ao ver a situação, peguei a câmera das mãos dela e continuei fotografando. Aí então ele veio até mim e disse que, como delegado, não autorizava as fotos. Ordenou que eu parasse e me deu voz de prisão por desacato à autoridade, mas em nenhum momento faltei respeito para com ele, isso não aconteceu", afirmou o repórter.

De acordo com Paulo, o delegado insistiu em mantê-lo agarrado pelo braço esquerdo enquanto caminhava em círculos pelo local do acidente. Depois disso, o fotojornalista foi levado, em uma viatura policial, à Delegacia de Polícia da Comarca por policiais civis da Delegacia Regional, que foram chamados pelo delegado como reforço. Schmidt aguardou por mais de 45 minutos a presença de Ademir, que ficou de registrar o Boletim de Ocorrência. No entanto, o Delegado Regional não compareceu na DP e Paulo foi posto em liberdade.

"Posso te garantir que essa foi a situação mais humilhante que já passei na minha vida. Mais de 30 pessoas assistindo ao episódio gritavam 'abuso de autoridade'. É uma sensação de impotência, porque, mesmo errado, ele é um delegado, que usou dessa autoridade para me levar pelo braço de um lado para o outro gritando voz de prisão", contou Paulo, que desabafou: "Nunca tive problema com Polícia. Não fumo, não bebo, não uso drogas. Foi uma situação extremamente constrangedora".

O repórter contou, ainda, que esta não foi a primeira vez que o delegado foi hostil com jornalistas da Rádio Cidade AM. "Há cerca de um mês, o Secretário de Segurança esteve aqui em Brusque e, enquanto um repórter da Rádio o entrevistava, o delegado começou a chamá-lo de mentiroso e sensacionalista. Trabalho aqui há quatro meses e não sei qual o problema dele com a Rádio", disse Paulo, que deverá prestar depoimento, nesta terça-feira (11), às 16h, na Delegacia Regional de Brusque, uma vez que Ademir acabou registrando BO, acusando-o de desacato à autoridade.

Porcurada pela redação do Portal IMPRENSA, a assessoria do delegado informou que Ademir viajou para a cidade vizinha São João Batista para resolver um caso de homicídio e que não tinha nada a declarar a respeito do assunto.

Leia mais