Fotojornalista é agredido por cobertura de operação da PF

Fotojornalista é agredido por cobertura de operação da PF

Atualizado em 05/04/2011 às 11:04, por Redação Portal IMPRENSA.

O fotojornalista Victor Soares, da Victorpress Fotojornalismo, foi agredido e ameaçado pelo advogado Afonso Luciano Gomes Amâncio devido a sua cobertura sobre a operação policial "Sol Dourado", deflagrada na última quarta-feira (30) em Manaus (AM). Gomes seria um dos mentores do esquema de emissão de notas fiscais frias no estado investigado pela Polícia Federal (PF), informou o jornal A Crítica na última segunda-feira (4).
Victor Soares acompanhava a diligência da PF/DF quando teve seu equipamento quebrado - máquina fotográfica e lentes -, além de ter sido agredido fisicamente. A agressão foi comprovada pelo exame de corpo delito feito pelo Instituto Médico Legal (IML), do Distrito Federal.
O jornalista registrou queixa na 1ª Delegacia de Polícia Civil do Distrito Federal. Na última sexta-feira (1), Soares foi acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF para a Ordem de Advogados do Brasil (OAB-DF) onde fizeram uma representação contra o advogado Antônio Luciano Amâncio.O agressor poderá responder pela agressão no Conselho de Direitos Humanos da Ordem.
Na última segunda-feira (4), o jornalista foi ouvido pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. "Espero que as providências sejam tomadas pelas autoridades do Distrito Federal e que essa agressão não fique impune como tantas são feitas contra os jornalistas brasileiros", declarou Victor Soares após o ocorrido.
A operação "Sol Dourado", da Polícia Federal, deflagrada no último dia 30, investiga, em Manaus e Brasília, um suposto esquema de fraude, notas fiscais frias emitidas pela empresa Sistema de Comunicação Sol, em favor da Jobast Produções, agência contratada pela Universidade do Estado do Amazonas.


Leia Mais