Fotógrafos da Folha de S.Paulo e Estadão são detidos pela Marinha no Guarujá (SP)
Fotógrafos da Folha de S.Paulo e Estadão são detidos pela Marinha no Guarujá (SP)
Os repórteres fotográficos Marcelo Justo, da Folha de S.Paulo , e Paulo Pinto, de O Estado de S. Paulo , foram detidos por militares na tarde da última quinta-feira (7), quando tiravam fotos do presidente Lula, no Guarujá (SP). Os profissionais de imprensa estavam em um barco, nas proximidades do Forte de Andradas, e foram abordados por uma lancha da Marinha.
| Agência Brasil |
| Presidente Lula |
Segundo informou a Folha de S.Paulo , o capitão de fragata Marcelo Ruas chegou a dar voz de prisão aos jornalistas. O oficial disse que cumpria ordens do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência e afirmou que Lula queria "privacidade" em seu período de férias no litoral paulista.
Ruas afirmou que apesar de o barco não estar em área restrita, as autoridades podem, a qualquer momento, interceptar navegações em "atitude suspeita". "Do mesmo jeito que eram repórteres, poderia ser alguém que ameaçasse a segurança do presidente".
Em terra, a Polícia Militar fez um Boletim de Ocorrência sobre o ocorrido. Os fotógrafos dos jornais paulistas foram liberados cerca de duas horas depois.
Leia Mais
-






