Fotógrafo finlandês é condenado por cobrir manifestação
Fotógrafo finlandês é condenado por cobrir manifestação
Um tribunal da Finlândia condenou o fotógrafo Markus Pentikainen, do jornal Suomen Kuvalehti , por desacatar ordens policias em uma manifestação contra o encontro Ásia-Europa, realizado em Helsínquia, no dia 9 de setembro de 2006.
Apesar de ter condenado o fotógrafo, o tribunal ainda não determinou qualquer sentença, por considerar que a cobertura do evento decorreu de uma obrigação que motivou Pentikainen a ignorar as ordens policiais.
"Esta é uma decisão surpreendente num país que goza de um dos mais elevados níveis de liberdade de imprensa", declarou Aidan White, secretário-geral da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ). White destacou, ainda, que a condenação é contrária ao artigo 10º da Convenção Européia dos Direitos Humanos, uma vez que o jornalista estava exercendo sua profissão e não atuou contra o interesse público.
De acordo com informações do site português Jornalistas Online, em novembro, o provedor parlamentar reconheceu que a polícia atuou de forma parcialmente ilegal na resposta à manifestação.
Leia mais






