Fotógrafo Daniel Augusto Jr. lança livro que retrata a trajetória de Tite no Corinthians
Os torcedores corintianos estão acostumados com os livros do fotojornalista Daniel Augusto Jr. O profissional que atua como fotógrafo oficial do clube desde 2008, já publicou sete livros sobre as conquista do Corinthians neste período.
Atualizado em 13/12/2013 às 16:12, por
Vanessa Gonçalves.
Na próxima segunda-feira (16/12), chega às livrarias "As cinco pontas de uma estrela", oitava obra do repórter fotográfico. No entanto, desta vez o tema não fala diretamente sobre a conquista de mais uma taça, mas sim da trajetória do técnico Tite, responsável por conduzir o clube a seus principais títulos nos últimos três anos.
À IMPRENSA, ele conta porque adotou um novo olhar, focando-se em um personagem que marcou seu nome na história do time paulista.
Crédito:Daniel Augusto Jr. Obra do fotojornalista relembra a carreira do técnico no Corinthians
IMPRENSA - Geralmente, seus livros falam de títulos. Agora, retrata a passagem de um técnico pelo clube. Por que essa mudança? DANIEL AUGUSTO JR. - O Tite merece todas homenagens. O Campeonato do IV Centenário com Oswaldo Brandão foi importante; 1977, de novo com o Brandão idem; 1990, com o Nelsinho Baptista idem; 2000, o primeiro Mundial da FIFA com Oswaldo de Oliveira. A volta para a série A do Brasileirão, com Mano Menezes marcou o início de uma nova era. Mas, Adenor "Tite" Bachi ganhou aquele que estava entalado na garganta de todo torcedor corintiano, que era menosprezado e ridicularizado pelos adversários: a Libertadores 2012 - e de que maneira: invicta!. Na sequência, o que eu chamo de "a cereja do bolo", foi o bicampeonato mundial. Então, pode ser considerado o técnico de passagem mais vitoriosa pelo clube.
E, para ajudar ainda mais, o Corinthians vive uma fase moderna iniciada por Andrés Sanches e continuada por Mário Gobbi: ações de marketing certeiras, estádio novo a ser inaugurado, diretoria centrada em um trabalho sério. Edu Gaspar, o gerente de futebol ganhou o prêmio Executivo de Futebol de 2012. E nessa esteira, vem a BB Editora, que acredita no produto livro.
O livro é um produto nobre: a fotografia na internet pode durar alguns minutos; no jornal, no dia seguinte vira embrulho de banana na feira ou fundo de gaiola de passarinho. O livro não. É eterno como eternas serão as conquistas do Timão nestes últimos cinco anos. "As cinco pontas de uma estrela" tenta contar essa história.
Como o Tite recebeu a notícia de que seria o personagem do seu livro? Emocionado. Assim que eu tive a ideia - óbvia - de fazer o livro, liguei primeiro para a editora para ver a viabilidade comercial/estratégica. Mês de dezembro é um mês complicado, as gráficas lotadas de trabalho, mas me deram o sinal verde. Conversei com o Guilherme Prado, assessor de imprensa do clube, que também achou muito bom.
Como seria um livro pessoal, não podia fazer surpresa, o homenageado precisava saber, se gostaria de ter um livro, precisava da sua autorização. E na minha frente, os seus olhos se encheram de lágrimas quando recebeu a notícia.
Crédito:Divulgação
Livro será lançado na próxima semana A saída do Tite foi muito contestada pela torcida. Na obra, o que fica mais evidente sobre este técnico? O que fica mais evidente é aquilo que ele é. Ontem, mostrando o livro em primeira mão para ele e para Rose, sua esposa, a foto em que o Tite ficou mais tempo olhando foi uma feita no CT, logo após a conquista da Libertadores, de todo grupo, funcionários, seguranças, cozinheiros. Nela aparece 99,9999999...% das pessoas que trabalham pelo Corinthians. Quem não apareceu foi porque teve outro compromisso anteriormente marcado.
Dá para entender o por quê dessa foto. Quando você sabe que o Tite chega para trabalhar e cumprimenta do porteiro até o Alemão, que cuida do campo, dando atenção a todos. De todos os adjetivos que terminam em "dade" lealdade é a sua maior marca.
Na sua opinião, quais as imagens mais marcantes sobre o Tite neste livro? Por quê? Fizemos um abre no livro com fotos da sua família, seus pais, seus filhos. Ele deu uma balançada quando viu. O livro é uma retrospectiva, e muitas das fotos já foram publicadas em outros livros do Corinthians. Para mim, aquela que ainda marca foi o exato momento em que o juiz turco, Cuneyt Cakir, termina o jogo em Yokohama. A explosão de alegria do Tite.
Você está no clube há algum tempo. Acha que hoje Tite é um novo ídolo da torcida? Pelo nível de comoção que se vê aqui e ali acho que não seria exagero dizer isso. Foi uma conquista pessoal. Ele teve uma grande equipe de trabalho por trás, uma diretoria que deu respaldo e amizade o tempo todo. E, é claro, por ele ser o comandante, estar sempre à frente, acabou por se tornar um ídolo.
Qual sua expectativa para este lançamento, já que o tema não é a conquista de um título, mas uma trajetória pessoal do último técnico do clube? Por tudo o foi dito acima, a expectativa é muito grande. O evento se torna ainda mais grandioso porque dia 16 de dezembro é aniversário do primeiro título de campeão brasileiro do Corinthians (1990). E é também o primeiro aniversário do título do Bi-mundial, em Yokohama. Tenho absoluta certeza, conhecendo a Fiel Torcida, que vai ser uma grande festa do futebol. Mais uma festa do Corinthians.
SERVIÇO:
"As cinco pontas de uma estrela", de Daniel Augusto Jr.
Data: 16 de dezembro
Horário: 19h
Local: Memorial do Corinthians - Parque São Jorge
Endereço: Rua São Jorge, 777 - Tatuapé - São Paulo (SP)
Veja algumas imagens que estarão no livro:





