Fotógrafo da Reuters é detido no Iraque por ser "ameaça" às forças de coalizão
Fotógrafo da Reuters é detido no Iraque por ser "ameaça" às forças de coalizão
Ibrahim Jassam Mohammed, fotógrafo e cinegrafista iraquiano que trabalha há dois anos para a agência de notícias Reuters, foi detido na última terça-feira (02) em sua casa, em Bagdá, por forças iraquianas e americanas. De acordo com sua irmã, seu material fotográfico também foi apreendido.
A detenção foi confirmada pelo Exército americano. O tenente Patrick Evans, porta-voz militar, argumentou que o fotógrafo "é considerado uma ameaça à segurança do Iraque e das forças da coalizão".
David Schlesinger, um dos redatores-chefes da Reuters, se mostrou preocupado e pediu rapidez aos militares dos EUA para investigarem o fotógrafo e decidirem sobre sua libertação.
A organização de defesa da liberdade da imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) pediu a "libertação imediata" de Mohammed, que já teria recebido diversas ameaças de morte anônimas. "O fato de possuir uma máquina fotográfica ou uma câmera parece ser considerada como a prova do envolvimento de alguns jornalistas com organizações terroristas", declarou a organização.
Leia mais






