Fotógrafo americano recebe prêmio por projeto sobre crise hídrica no mundo

O fotógrafo americano Mustafah Abdulaziz ganhou o prêmio internacional Syngenta de Fotografia pelo registro dos problemas causados pelacrise hídrica, incluindo o sistema Cantareira.

Atualizado em 24/06/2015 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

ganhou o prêmio internacional Syngenta de Fotografia pelo registro dos problemas causados pela crise hídrica, incluindo o sistema Cantareira. O trabalho dele será exposto na mostra coletiva Escassez/Desperdício, que o Centro Cultural São Paulo abre nesta quarta-feira (24/6).
Crédito:Reprodução Americano registrou crise hídrica do sistema Cantareira
Segundo O Estado de S. Paulo , a exposição, montada originalmente em Londres, reúne 70 imagens e vídeos de fotógrafos de 17 países, todos eles retratam a crise hídrica. Em São Paulo, estão oito fotos de Abdulaziz.
O fotógrafo vai usar o dinheiro do prêmio para prosseguir o projeto. A próxima parada deve ser a Califórnia, onde os recursos hídricos são insuficientes para atender o estado. Ele já passou por Serra Leoa, Índia, Paquistão e Etiópia.
"Admito que sigo a tradição dos grandes humanistas da fotografia ao fazer essa escolha, mas não diria que se trata exatamente de fotojornalismo", disse o profissional. "Meu projeto é mais que isso, é uma tentativa de entender como nossa espécie usa mal o elemento essencial para sua existência no planeta", acrescentou.