Fotógrafo ameaçado de morte reclama de falta de proteção

Fotógrafo ameaçado de morte reclama de falta de proteção

Atualizado em 17/04/2008 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA*.

O fotógrafo Sayed Jan Sabawoon, da agência européia EPA, assegurou nesta quinta-feira (17) ter denunciado as ameaças de morte que recebeu pelo telefone, e acusou as autoridades afegãs de não "escutarem" suas queixas.

Sabawoon lhe chamava de "espião americano" e ameaçava matar a ele e à sua família. A Polícia o informou, no entanto, que a partir desta quinta não poderá mais protegê-lo, o que levou o fotógrafo a dizer que o Governo afegão não está "cooperando" com ele.

O afegão explicou que o indivíduo conhece seus quatro filhos, que já não querem ir ao colégio, o que o faz avaliar a possibilidade de abandonar o país e voltar em um momento mais prudente, uma possibilidade que sua empresa apóia.

Por enquanto, Sabawoon já teve que se mudar de casa, tendo em vista que uma das ameaças era de que granadas seriam lançadas no interior de sua residência.

*No próximo dia 6 de maio, a Revista IMPRENSA realiza o "Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da UNESCO, ABI, Fenaj, Avina e da Faculdade Cásper Líbero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas . As vagas são limitadas.

Com informações da EFE

Leia mais