Fotógrafa novaiorquina mostra soldados "mórbidos" em outdoors pelos EUA

Fotógrafa novaiorquina mostra soldados "mórbidos" em outdoors pelos EUA

Atualizado em 03/11/2008 às 17:11, por Adriana Douglas/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A fotógrafa novaiorquina Suzanne Opton está divulgando seu mais recente trabalho através de outdoors espalhados por diversas partes dos Estados Unidos. Retratando soldados recém chegados do Afeganistão e Iraque, a artista utilizou ares mórbidos para ilustrar sua obra, dando a impressão de que os militares estão mortos. As imagens mostram apenas as cabeças dos soldados, deitadas no chão, com os olhos abertos.

As fotografias chegaram a ser rejeitadas por uma empresa de outdoor porque poderiam "ser perturbadoras". Segundo publicado pelo blog Adfreak, os cartazes recebem "opiniões previsivelmente divididas". No entanto, Suzanne garante que as fotografias têm finalidade apenas artística, sem ideais políticos envolvidos, admitindo que seu trabalho, afinal, provoca reflexão.

Em seu site oficial, a fotógrafa conta que as sessões com os soldados aconteceram em Fort Drum, no Estado de Nova York. Além de divulgar o nome de cada militar, Suzanne indica quantos dias estiveram em cada país e, com ajuda do Google Maps, é possível ver a localização exata dos outdoors.

Internautas de qualquer parte do mundo podem postar comentários na página da fotógrafa. Até a apuração da reportagem do Portal IMPRENSA, a maior parte faz duras críticas ao trabalho de Suzanne. "Que vergonha de você! Eles estão lutando para que você e outros tenham liberdade e você os desrespeita", escreve o visitante Chuck à fotógrafa. "Você me faz sentir vergonha de ser americano", completa. O militar Dereck comentou que achou os outdoors "realmente ofensivos". "Estou verdadeiramente horrorizado", acrescentou.

Por outro lado, alguns internautas ressaltam o significado das fotos para o que chamam "de importância nacional", de que "é hora de trazermos nossas tropas para casa", segundo a norte-americana Kristy. Outro admirador, Stan Gasiewski, afirmou que viu o trabalho em um noticiário da Fox News e acessou "imediatamente o website". "Sua fotografia força o espectador a sentir o que quer que seja sobre o soldado individual", declarou. Para o blog Adfreak, a série "Soldier", com nove imagens diferentes, retoma um tópico que tem estado sob intenso debate e que tem longas conseqüencias legislativas e sociais, no caso, a guerra.

Leia mais

-
-