Fotodocumentário é tema de TCC em jornalismo

O jornalista Luan Konrath se formou em jornalismo em 2015 pela Universidade Feevale e desenvolveu um trabalho sobre o fotodocumentarismo, bu

Atualizado em 29/11/2017 às 11:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito:Arquivo pessoal O jornalista Luan Konrath se formou em jornalismo em 2015 pela Universidade Feevale e desenvolveu um , buscando compreender sua evolução desde os anos 1930 até os dias atuais. O TCC procurou verificar se houve, ou não, mudanças no que diz respeito à geração de sentido jornalístico nos registros. Para isso, usou como base a pesquisa e utilizou como ferramentas de análise as técnicas de iconografia e iconologia.
“O maior desafio foi cumprir o prazo. Enquanto a maioria de meus colegas tinham temas e orientadores já definidos desde a disciplina de Monografia 1 eu precisava começar o meu do zero e ter um orientador que aceitasse. Busquei apoio no Professor de Fotografia Donaldo Hadlich, com quem eu tinha boa relação e havia sido seu monitor”, afirma.
“Deparei-me com uma grande dificuldade dos formandos em comunicação que é a falta de literatura científica ‘atualizada’ ou que defina certas áreas da comunicação. Não há livros específicos que tratem fotojornalismo, fotodocumentarismo e algumas outras áreas, de forma elementar (o que é, como funciona, como faz)”, aponta. Konrath afirma que os aprendizados ao longo do processo foram muitos. “Desde os conceitos de iconografia e iconologia, bem como sobre a história do FCA (Farm Security Administration), e tudo o que cerca as teorias de jornalismo e fotografia aplicada ao jornalismo”, diz. Crédito:Eugenio Montoya A experiência de produzir o TCC representou para o jornalista a desmistificação do monstro chamado Trabalho de Conclusão de Curso. As contribuições pessoais com o TCC também foram muitas. “Durante a produção, percebi o quão necessário era estar focado e comprometido com o resultado final do projeto, para ter a certeza de que fiz e entreguei meu melhor”, afirma. Konrath dá dois conselhos aos estudantes que estão na fase do TCC. “Definir uma meta de produção diária de produção e fazer o trabalho na biblioteca da faculdade. Estabelecendo como meta uma página por dia. Produzir na biblioteca da faculdade garante que o graduando não perca o foco com movimentações em sua casa, conversas paralelas e, até mesmo, com a TV e outras distrações. Além de estar mais próximos dos livros que podem vir a serem necessários”, conclui.
Saiba mais: