Foto de vereador acessando o orkut durante sessão gera polêmica em Cuiabá
Foto de vereador acessando o orkut durante sessão gera polêmica em Cuiabá
Na última segunda-feira (3), uma fotografia do vereador Lúdio Cabral (PT-MT) acessando a página de ralacionamentos mais famosa da internet, o Orkut, de dentro da Câmara Municipal de Cuiabá, foi uma das principais pautas de diversos sites da região.
O portal de humor "Jacaré Banguela", por exemplo, publicou em sua seção "Vadiagem Monolente", a imagem de Cabral em frente ao seu laptop com o fundo azul tão conhecido pelos internautas estampado na tela. Com um post que citava trechos bíblicos e ironizava a ação do vereador, o site também forneceu a seus visitantes um link que direcionava-os diretamente para a página de orkut de Cabral.
Procurado pelo Portal IMPRENSA, o vereador afirmou que foi surpreendido com a foto publicada nos sites locais, "que diziam que eu estaria acessando o Orkut na quinta-feira passada (28/2), durante a sessão que reivindicava uma CPI para a questão da coleta de lixo em Cuiabá. Mas a notícia é falsa! Temos as gravações da sessão que provam que eu não estava fazendo isso".
Cabral afirma, ainda, que a imagem é de dezembro de 2007 e que, "pelo horário marcado no relógio que aparece na fotografia, se vê 18h15", horário que, segundo ele, a sessão estaria interrompida. "Diversos vereadores estão de pé. Não estávamos em sessão. E a imagem é antiga: prova disso é a presença, na foto, de um vereador que está de licença há mais de três semanas por problemas de saúde".
Questionado sobre o possível atraso de publicação, Frederico Fagundes, responsável pelo site "Jacaré Banguela", afirmou que o autor da foto, segundo ele, "uma fonte de alta confiança", confirmou que a fotografia é realmente de dezembro. Porém, confirma que ela foi tirada em um momento em que a sessão estava em "pleno andamento". O post desta terça-feira (4) do site de humor questionava a repercussão da fotografia em outros veículos de comunicação de Cuiabá, "faltou o crédito, pra variar", dizia.
O vereador petista declarou que na ocasião estava mandando um convite para todas as pessoas que tem em sua lista (do Orkut), para que participassem de um encontro de avaliação do mandato, que foi realizado em dezembro de 2007.
Segundo Cabral, a divulgação da fotografia somente três meses depois de seu registro tem motivo certo. "Estamos em um momento de forte embate político. Sou líder da oposição e convoquei, na semana passada, que o Ministério Público e outras insituições, trouxessem informações sobre as licitações irregulares de saneamento da implantação do PAC (Projeto de Aceleração do Crescimento) em Cuiabá".
Além disso, a assessoria do vereador declarou que o gabinete utiliza, freqüentemente, blogs, sites e boletins na internet com o objetivo de dialogar com a população. "Nós temos o 'Rodas da Cidadania', um sistema de comunicação que é utilizado para entrar em contato com a comunidade. Além disso, temos blogs e também comunidades no Orkut. Isso não é algo novo. Utilizar a internet e o Orkut como uma forma positiva de divulgação é recorrente".
Lúdio Cabral se pronunciou sobre o assunto na sessão desta terça-feira (4), na Câmara, e afirmou que " a internet é um bom meio de comunicação com a comunidade e que o Orkut já é e continuará sendo uma ferramenta para essa comunicação".






