"Fórum Amazônia" encerra suas atividades com perspectiva de nova edição em 2009
"Fórum Amazônia" encerra suas atividades com perspectiva de nova edição em 2009
A mesa de encerramento do "Fórum Latino-americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa", realizado por IMPRENSA em Manaus (AM), contou com a palestra do representante do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Antonio Ocimar Manzi.
Para o pesquisador, o desmatamento na Amazônia não é o grande responsável pelas mudanças climáticas. Segundo ele, há exageros na mídia quando diz que a Amazônia é o pulmão do mundo, explicando que isso é apenas uma imagem, sem qualquer valor científico. Mesmo assim, lembrou que o desmatamento é extremamente prejudicial e não pode acontecer.
Para finalizar o evento, o editor responsável e diretor da Revista IMPRENSA, Sinval de Itacarambi Leão, agradeceu a participação dos jornalistas presentes no evento. Segundo ele, o Fórum fez com que os profissionais de imprensa refletissem sobre as futuras pautas relacionadas à Amazônia. "O evento trouxe um olhar atento sobre as pautas da região", resumiu.
O editor adiantou que o "II Fórum", no próximo ano, deverá acontecer novamente em Manaus, seguindo as sugestões apresentadas pelos participantes durante o evento. Sinval adiantou, ainda, que o formato será alterado e contará com convidados dos Estados Unidos, Ásia, além de visitas às unidades ambientais.
Sobre o Fórum
O "Fórum Latino-americano Amazônia, Sustentabilidade & Imprensa" acontece em Manaus entre os dias 3 e 5 de novembro, com o patrocínio da Petrobrás, Natura e Governo do Amazonas. Realizado pela IMPRENSA, o encontro tem o objetivo de reunir jornalistas, comunicadores, fontes e entidades ambientais para discutir a cobertura das pautas amazônicas e refletir sobre a qualidade do noticiário publicado sobre a região. Ao todo, aproximadamente 70 jornalistas participam do encontro, vindos de outros estados e de países latino-americanos que compreendem a Amazônia Legal.
.






