Fórum Água em Pauta discute abordagem da mídia sobre preservação de recursos hídricos

Fórum Água em Pauta discute abordagem da mídia sobre preservação de recursos hídricos

Atualizado em 18/03/2011 às 13:03, por Daniela Ades/ Redação Portal Imprensa.

Em homenagem ao Dia Mundial da Água, no próximo dia 22 de março, a revista e Portal IMPRENSA realizarão o Fórum Água em Pauta, nos dias 21 e 22 de março em Jundiaí (SP). O evento tem patrocínio do DAE S/A Água e Esgoto, da Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ) e da Opersan
Divulgação
Dan Robson
Há uma necessidade latente em aumentar a discussão sobre este tema na mídia. A dificuldade de compreensão da linguagem técnica de laudos, a descontinuidade de assuntos nas reportagens e o pouco aprofundamento sobre o assunto comprometem a conscientização do público leitor sobre este tema tão importante.
O objetivo do evento é ampliar a discussão de pautas relacionadas a políticas públicas para preservação das águas, acesso a tratamento e esgoto e sustentabilidade. Contará com diversos profissionais que permitirão o contato dos jornalistas com técnicos e especialistas da área.
Profissionais discutem papel da mídia
Um dos painelistas que estará no evento é Dan Robson, responsável pela expedição do projeto Flutuador do Rio Tietê, veiculado pelo SPTV (Globo, São Paulo), com o objetivo de monitorar a qualidade da água do manancial.
Ele acredita a atuação da mídia sobre este assunto é crucial na conscientização da população "Se o rio, sozinho, consegue renascer ao longo de sua trajetória (Nasce limpo em Salesópolis, SP, morre quando passa por São Paulo e a caminho do mar começa a ficar limpo novamente) imagine se os seres humanos ajudassem e não jogassem lixo."
"O jornalismo ajuda a criar essa consciência. Tem que repetir constantemente para que as pessoas não se esqueçam da importância de preservar as águas."
O projeto do flutuador surgiu em 2009 e desde então evoluiu muito. Recebeu prêmios em Las Vegas e Amsterdam. Robson diz que a população gosta do tema ecologia e diz ser um tema "quente" nas redações brasileiras.
Já Marússia Whately, arquiteta e urbanista coordenadora do projeto "De olho nos mananciais" do Instituto Sócio Ambiental (ISA), acredita que a iniciativa do Fórum é interessante por tentar aproximar um tema complexo a uma abordagem prática na elaboração de pautas.
"A disponibilidade de água em quantidade e qualidade para populações urbanas e de forma igualitária é um dos maiores desafios do século 21. O tema tem que avançar, a gente sente que não tem uma continuidade de assuntos que precisam se aprofundados nas redações". Ela afirma que temas como sustentabilidade não se restringem apenas a ecologia, e abordam outros que dizem respeito a qualidade de vida, trabalho, agricultura etc.
Saiba Mais
O 6º FÓRUM ÁGUA EM PAUTA acontece nos Dias 21 e 22 de março. As incrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para mais informações sobre a programação e os painelistas acesse o oficial e veja o vídeo da , um dos patrocinadores do evento.



Leia Mais