Formato e Publicidade: Kerry Northrup e John Wilpers
Formato e Publicidade: Kerry Northrup e John Wilpers
"Falando especificamente do iPad - que é uma categoria à parte, se comparado com a maioria dos e-readers típicos - eu vejo duas tendências no estilo de vida das pessoas, que poderiam refrescar o jornalismo. Uma delas é o crescimento da interface touchscreen. A outra é o ressurgimento das apresentações paginadas. Se o toque suplantar o mouse e o stylus (caneta eletrônica), isso afetará o design dos novos produtos, tanto porque eles precisarão ser mais funcionais para prover uma experiência satisfatória e porque isso está conectado a como as pessoas estão pensando no momento da interação com o conteúdo.
Apresentações paginadas não são, obviamente, uma coisa nova. Mas como a internet as considerava ultrapassadas, elas reaparecerão. O fato é que a apresentação paginada - tanto as impressas como os arquivos em PDF - tem força real em termos de informação e transferência de conhecimento, em como as pessoas absorvem e respondem ao material naquele tipo de visualização. Então, é legal vê-la retornar à caixa de ferramentas jornalísticas",
Kerry Northrup, idealizador da Newsplex, projeto existente há dez anos que simula uma redação ultratecnológica e multimídia.
Publicidade
"Em termos de marketing e publicidade, os e-readers e tablets mudam o jogo dramaticamente. Todas as ricas, interativas, versáteis e portáteis ferramentas de editoração, bem como suas funções, estão disponíveis para os marqueiteiros e publicitários. Ambos podem estar conectados aos leitores/consumidores de uma maneira inimaginável um ano atrás.
Além disso, há uma nova forma de marketing, chamada de 'inbound marketing', que usa todas as novas tecnologias para que as companhias interajam com com consumidores e pontenciais consumidores. Ao invés de usar métodos tradicionais, que invadem e interrompem a vida das pessoas, o inbound marketing cria conteúdo e oportunidade que faz com que os leitores queiram ir aos sites, ver vídeos, ir até as lojas. De diversas maneiras, os publicitários estão à frente dos jornalistas na adoção de novas capacidades oferecidas por e-readers e tablets"
John Wilpers, especialista em inovações nos meios de comunicação e organizador do fórum mundial Inovações em Revistas 2010.






