"Foram 9 anos excelentes”, diz Bob Fernandes ao comentar o fim do Terra Magazine
O jornalista Bob Fernandes não faz mais parte da equipe de blogueiros do portal de notícias Terra. Após nove anos escrevendo para um blog hospedado no site, o comentarista de política deixará de publicar os relatos e análises que fazia a respeito da agenda pública brasileira.
Atualizado em 03/11/2014 às 18:11, por
Christh Lopes*.
Crédito:Divulgação Bob Fernandes deixa o portal Terra após nove anos de parceria
Com o fim do acordo, revisto no início do ano, ambas as partes destacaram os mais variados aspectos positivos da parceria. "Foram nove anos excelentes, excepcionais, com um tratamento que foi extremamente respeitoso, amigável e profissional de parte a parte", afirma Bob Fernandes à IMPRENSA.
De acordo com Terra, como editor-chefe do Terra Magazine, Fernandes participou das principais coberturas do veículo digital, como as eleições presidenciais, os Mundiais e duas edições dos Jogos Olímpicos. Foi pela plataforma digital que deu início a um projeto com foco no jornalismo investigativo aprofundado, complementado com os comentários e a antecipação de tendências dos mais diversificados assuntos.
“É inegável a contribuição do Bob para a construção do que somos hoje como plataforma de conteúdo. Seu know-how fez com que evoluíssemos para tornar o Terra mais opinativo e livre para explorar novos formatos jornalísticos para nossa audiência”, comenta Hélio Gomes, diretor de conteúdo do portal.
Fruto deste trabalho, dois blogs da ferramenta devem continuar funcionando: o Blog da Amazônia, de autoria de Altino Machado, e o Blog do Boleiro, assinado pelo jornalista esportivo Luciano Borges. Em comunicado em seu perfil oficial no Facebook, o jornalista afirma estar agradecido pela oportunidade e pelo apoio cedido pelo Terra no sucesso da empreitada.
Novos rumos
Segundo Fernandes, o acordo entre ele e o portal Terra é que a página ficaria no ar até o fim das Olimpíadas de Londres em 2012. Porém, "decidimos de comum acordo ampliar por mais dois anos". No início deste ano, ambas as partes resolveram que a ferramenta se encerraria após as eleições deste ano.
“A renovação é fundamental, vital na vida de todos nós”, disse ele no Facebook. À IMPRENSA, ele destacou o período de aprendizado durante o trabalho desenvolvido para a plataforma digital. Em um dado momento, o Terra Magazine chegou a ter uma edição internacional para a América Latina.
"Foram 9 anos excepcionais do ponto de vista profissional. Fizemos grandes coberturas, tanto é que a equipe do Terra Magazine chegou a ter quarenta colaboradores só no Brasil e a fazer o Terra Magazine latino-americano por mais de dois anos em 17 países. Acho que é a única experiência do gênero na internet na América Latina", afirma o jornalista.
Sobre o futuro, o jornalista faz mistério e diz apenas que "as fundações já estão prontas", mas que no momento certo ele e seus companheiros devem anunciar a nova iniciativa.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves
Leia também
-- -






