Fonte do site The Intercept é presa nos EUA por vazar dados da NSA

Uma fonte do site The Intercept foi presa por vazamento de informações da NSA, (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos). Reality Leigh Winner foi indiciada nesta segunda-feira, 5, por repassar à imprensa um documento secreto sobre um programa russo para hackear softwares de registros de eleitores norte-americanos.

Atualizado em 07/06/2017 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Crédito:Facebook/Reprodução Reality Winner

O relatório da NSA, concluído em 5 de maio, foi publicado um mês depois. Ela era funcionária da empresa Pluribus, que fazia prestação de serviço para a agência e trabalhava no mesmo prédio. Ela vai responder por violar artigos da Lei de Espionagem dos EUA e pode pegar até dez anos de prisão.

A NSA afirma que Winner foi flagrada pelo sistema de auditoria do órgão, mas especula-se que um dos jornalistas que assinaram a matéria tenha revelado a fonte. Pressionado, Glenn Greenwald, o criador do site, disse no Twitter que “não controla outros jornalistas”.


Ex-funcionário da NSA e presidente da Fundação pela Liberdade de Imprensa, Edward Snowden afirma que a prisão de Winner representa uma ameaça fundamental à imprensa livre. Snowden critica que ela seja enquadrada em uma lei criada na época da Primeira Guerra Mundial, que lhe “explicitamente proíbe o juri de ouvir da ré por que ela agiu e os afasta de decidir se o resultado foi em prol do benefício público”.


Saiba mais: