Fonte: A hora do Bucci

Fonte: A hora do Bucci

Atualizado em 12/12/2005 às 15:12, por Thais Naldoni.

Por

Quem pensa que o grande produto da Radiobrás é a conhecida "Hora do Brasil" se engana. Desde a sua posse na Radiobrás, o jornalista Eugênio Bucci - ex-Abril, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil e Estadão - abraçou uma difícil missão: dirigir uma agência de notícias, quatro emissoras de rádio e uma de TV, além de comandar cerca de 1.300 profissionais, todos funcionários do governo, sem manter uma linha editorial chapa-branca.

Há pouco mais de ano do término do mandato do presidente Lula, Eugênio Bucci fala à IMPRENSA e demonstra que, também no discurso, se recusa a fazer proselitismo palaciano. Além de avaliar o papel da Radiobrás e a política de comunicação do governo Lula, Bucci vai na contramão do Planalto ao criticar o Conselho Federal de Jornalismo, e na contramão do sindicalismo ao se dizer contra a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício profissional.

 O sistema Radiobrás é composto por quatro rádios e duas emissoras de televisão. Toda a produção de notícias para os veículos é realizada pela Agência Brasil. O endereço é www.radiobras.gov.br.
 Dentro de uma estrutura de 1.300 funcionários, 260 são cargos de livre nomeação. Todos os outros profissionais da Radiobrás são contratados mediante concurso público.
 A Agência Brasil conta com os seguintes serviços: notícias (atualizadas em tempo real) sobre assuntos da vida política nacional; sinopse (as principais notícias de jornais e TV do país disponíveis gratuitamente no site ); banco de imagens gratuito, além de clipping fornecido aos assinantes (Mídia Impressa).
 Eugênio Bucci é jornalista e advogado graduado pela USP. É doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
 O jornalista foi repórter e colunista da revista Veja , editor da Teoria e Debate , diretor de redação da Superinteressante e da Quatro Rodas , além de secretário editorial da Editora Abril.
 Bucci teve, ainda, passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo , Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil .
 Bucci é autor de quatro livros, entre eles Videologias , escrito em parceria com Maria Rita Kehl.

Leia matéria completa na edição 208 (dezembro/2005) da revista Imprensa