Folha lança site para internautas enviarem informações confidenciais

A Folha de S.Paulo lançou, no último domingo (18), uma página na internet, para que os leitores possam enviar documentos e arquivos confidenciais para o jornal, como fontes anônimas.

Atualizado em 19/09/2011 às 10:09, por Redação Portal IMPRENSA.

no último domingo (18), uma página na internet, para que os leitores possam enviar documentos e arquivos confidenciais para o jornal, como fontes anônimas.
O , uma alusão ao WikiLeaks, permitirá ao leitor enviar informações e arquivos (vídeo, foto, áudio) confidenciais e inéditos, capazes de gerar uma reportagem investigativa. A informação passará por uma triagem, que irá filtrar os assuntos mais relevantes, e depois será apurada e checada pelos jornalistas. A página garante o anonimato do colaborador, que, segundo o site, é protegido pela Constituição, que garante o direito à informação.
Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha , afirma que "o Folhaleaks foi criado para ampliar o acesso da sociedade a informações relevantes, estreitando ainda mais a relação dos leitores com a produção de reportagens de interesse público".
Para o colaborador, será enviada uma senha de identificação, para ficar registrado o recebimento da informação. Porém, a Folha ressalta que não investigará a pauta ou necessariamente publicará tudo aquilo que for submetido ao Folhaleaks. Ficará a critério da redação apurar e publicar a pauta.
A contribuição deve ser espontânea e não será remunerada.
Leia mais