Folha celebra 30 mil edições publicadas

Folha celebra 30 mil edições publicadas com capa especial

Atualizado em 23/05/2011 às 10:05, por Redação Portal IMPRENSA.


A Folha de S.Paulo celebra 30 mil edições publicadas, nos últimos 90 anos, nesta segunda-feira (23), com uma edição comemorativa. A capa especial do periódico trouxe as manchetes dos eventos mundiais mais marcantes das últimas nove décadas, como o fim da segunda guerra mundial e a libertação dos prisioneiros dos campos de concentração, em 1945, a eleição de Tancredo Neves em 1985, a queda do muro de Berlin, em 1989, o Impeachment do Collor, em 1992.
O encarte especial conta uma um "relógio", que rememora a trajetória do jornal, inaugurado como Folha da Noite , em 1921, em um país de 30,6 milhões, essencialmente agrário, no qual 37 % da população era analfabeta. Eram publicadas também a Folha da Tarde e Folha da Manhã . Em 1° de janeiro de 1960, as Folhas foram unificadas e deram origem a Folha de S.Paulo.
No interior do encarte, os colunistas José Simão, Marcelo Coelho e Ruy Castro comentam, respectivamente, as edições número um, 10 mil e 20 mil. Na seção "Folha Corrida", foram compiladas frases marcantes de personagens históricos como Getúlio Vargas, Winston Churchill, Martin Luther King e John Lennon.
A edição 30 mil não equivale a 30 mil edições em dias corridos, o que daria 82 anos no total, pois em determinados períodos os jornais não eram publicados diariamente. Segundo o editor executivo da Folha , Sérgio Davila, a edição 30 mil "é uma oportunidade para que o jornal reveja sua evolução dentro da imprensa brasileira e discuta como continuar sendo um veículo relevante no futuro"