"Foi uma surpresa muito grande", diz Rosane Marchetti sobre demissão da RBS

Na última segunda-feira (20/6), a jornalista Rosane Marchetti se despediu da RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, após 30 anos detrabalho na emissora, onde atuou como apresentadora, editora e repórter especial.

Atualizado em 21/06/2016 às 13:06, por Alana Rodrigues*.

jornalista se despediu da RBS, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul, após 30 anos de trabalho na emissora, onde atuou como apresentadora, editora e repórter especial.
Crédito:Reprodução/Facebook Rosane Marchetti estava há 30 anos na emissora
A empresa anunciou sua decisão em abril deste ano, mas não esclareceu o motivo à jornalista. "Não deixaram claro quando me chamaram na direção, em abril. Disseram que eu poderia ir embora aquele dia, que estava dispensada. Tinha dois 'Globo Repórter' esquematizados. Pedi para, pelo menos, fazer um deles", conta à IMPRENSA.
Ela também se disse surpresa. "Acho que fui a repórter mais antiga lá, mas não a de maior salário. Foi uma surpresa muito grande. Fique chocada. Não tinha motivo, não falaram os critérios. Eu não sei o que a empresa está pensando para ela, mas falo da minha parte, enquanto funcionária", completa.
A última reportagem de Rosane no programa, que foi ao ar na última sexta-feira (17/6), rendeu 24,2 pontos no Ibope na Grande São Paulo, a mesma audiência alcançada horas antes, durante o "Jornal Nacional". A produção abordava as belezas e histórias da Serra da Mantiqueira.
Procurada por IMPRENSA, a RBS enviou, via assessoria de imprensa, uma nota divulgada em seu site há dois meses, quando informou a saída da repórter. No comunicado, a empresa diz apenas que Rosane, acompanhada do diretor de Jornalismo da RBS TV, Cezar Freitas, reuniram os colegas na redação para anunciar "uma nova etapa na carreira da jornalista".
"Na conversa, foi anunciado que Rosane fará mais um Globo Repórter a partir da próxima semana e que, após, cuidará de outros projetos pessoais e de muitas viagens que ainda quer fazer", diz um trecho do texto.
Depois de apresentar todos os telejornais da emissora, atuar como editora executiva e editora chefe, dedicou os últimos cinco anos à produção de reportagens especiais. Também realizava palestras pelo Rio Grande do Sul para falar sobre superação. Aos 51 anos, Rosane descobriu um câncer de mama no seio esquerdo e precisou se afastar do jornalismo da RBS por nove meses.
Conhecida pelo seu ativismo social, também refletido em suas reportagens, a jornalista faz planos profissionais. "Terminei o 'Globo Repórter' que foi apresentado na última sexta-feira e não tive muito tempo para pensar no que vou fazer exatamente, mas avalio possibilidades, o que é melhor pra mim".
Em 2014, a jornalista ganhou o Troféu Mulher Imprensa, promovido pelo portal e revista IMPRENSA, na categoria Melhor Repórter de Telejornal.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.