“Foi um trabalho jornalístico intenso”, diz Miriam Leitão sobre primeira obra infantil

“Foi um trabalho jornalístico intenso”, diz Miriam Leitão sobre primeira obra infantil

Atualizado em 24/09/2013 às 15:09, por Danubia Paraizo.

Quem está acostumado a acompanhar os comentários de economia de Miriam Leitão na rádio CBN, nos canais Globo e Globonews, ou no jornal O Globo , agora poderá conferir seu trabalho em um universo totalmente novo. Estreante na literatura infantil, a jornalista acaba de lançar a obra “A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos”, da editora Rocco, que traz de forma lúdica curiosidades sobre aves como sabiás, andorinhas, beija-flores, canarinhos-da-terra, entre outras espécies que vivem em meio à natureza. “É uma fábula leve. Não quis fazer um livro pedagógico”, explica.

Crédito: Flávio R. Guarnieri Miriam Leitão tem o projeto de lançar outros dois livros infantis A fábula foi criada com base em fatos reais, fruto da observação das 156 espécies de pássaros que habitam a fazenda Brejo Novo, uma reserva de Mata Atlântica certificada pelo Ibama, localizada em Minas Gerais. Ao lado do marido, Sérgio Abranches, especialista em meio ambiente e colunista de “Ecopolítica” da rádio CBN, Miriam explica que teve mais oportunidades de acompanhar de perto o dia a dia das dos animais, mas que sua ligação com a natureza é antiga. “Todo mineiro gosta de botar o pé na terra”, confidencia.

Sobre o desafio de ter que adaptar seu texto para um público tão exigente como o infantil, a jornalista confessa que a ajuda de sua neta Mariana (7) para dar o aval à história foi fundamental. “O que me ajudou a escrever para crianças foi o fato de ser avó. Ter que contar histórias para os meus netos me levou de volta ao mundo infantil. Escrever essas histórias foi também um retorno a mim mesma, só que na infância”.

Engana-se quem imagina que seu novo livro seja puramente literário. Miriam garante que utilizou os mesmos processos jornalísticos para sua produção, como a apuração in loco e também entrevistas com ornitólogos para entender melhor o universo dos pássaros. “Foi um trabalho jornalístico intenso de acordar às 5h da manhã, desbravar a mata, estudar as espécies, mas foi tudo uma delícia”.

Crédito:Divulgação Obra incentiva cuidado com a natureza
O livro, que traz a história de cooperação e amizade entre as aves que lutam por uma terra com mais árvores, promete divertir as crianças, mas também chamar a atenção para valores importantes. Segundo Miriam, a ideia foi criar um clima de suspense, com histórias de superação, mas que também discutisse a necessidade da preservação ambiental. A experiência de escrever para os pequenos foi tão positiva que outros dois livros já estão no forno. "A menina do nome enfeitado" e "Flávio e o bolo de chocolate" serão em breve lançados, também pela editora Rocco.

O lançamento de “A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos” em São Paulo acontece no próximo dia 29 de setembro, na Livraria da Vila, em Pinheiros, às 16h.